fbpx
loader image

3 de novembro de 2025 - 8:34h

A Folha Agrícola

Alunos da Fatec Pompeia se destacam e são contemplados com bolsas de pesquisa da Fapesp

A Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” (Fatec Pompeia) celebra importante conquista acadêmica: cinco de seus discentes — Israel Nascimento de Oliveira, Willy Kevin Correa da Rosa, José Sanches, Marcio Gabriel e Ryan Kaique — foram contemplados com bolsas de estudo concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em projetos de pesquisa e inovação em Centros de Pesquisa para o Desenvolvimento (CCD) que têm a participação da Fatec Pompeia.

Sob a orientação dos professores. Hannes Fischer, Carlos Otoboni e Renata Coscolin Favan, os jovens pesquisadores passam a compor as equipes do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCD-SB100) e do Centro de Manejo Sustentável de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas (CEMASU).

O CCD-SB100, iniciativa da Fundação, em parceria com o Unesp, USP, Centro Paula Souza, Instituto Agronômico do Estado de São Paulo e Grupo Jacto, foi concebida para transformar a base científica agronômica em soluções concretas para o produtor rural brasileiro com o suporte da Ciência de Dados e Inteligência Artificial. No escopo do projeto, os estudantes atuarão na implementação de plataformas computacionais de inteligência artificial, living labs, espaços de cocriação e experimentação que visam aproximar ciência, tecnologia e práticas agrícolas, promovendo a construção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor.

Instituído pela Fapesp em parceria com renomadas instituições de ensino e pesquisa, entre elas a Fatec Pompeia, o CCD SB100 tem como propósito o desenvolvimento de uma plataforma digital sustentada por inteligência artificial e a criação de índices de decisão multicritério que aperfeiçoem o uso de fertilizantes e bioinsumos na Agricultura. A iniciativa, que conta com 5 professores da Fatec Pompeia, dialoga com a missão de fortalecer a sustentabilidade da produtividade agrícola no Estado de São Paulo, aliando rigor científico e aplicabilidade conceitual.

O CEMASU é um centro de pesquisa com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios globais da agricultura sustentável. Liderado pelo Instituto Biológico, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), o centro atua como elo entre a ciência e a prática, promovendo estudos que vão desde o manejo de pragas até a análise socioeconômica do setor agrícola.

O professor Hannes Fischer enalteceu o feito de seus orientandos: “A conquista dos nossos alunos é motivo de grande orgulho para a Fatec Pompeia, pois nossa instituição se destaca pelo expressivo número de bolsas de pesquisa oferecidas por instituições públicas e privadas. Ser selecionado pela Fapesp para atuar em um Centro de Ciência para o Desenvolvimento, como o Smart-B100 e o CEMASU, evidencia a qualidade da formação que oferecemos e a dedicação dos estudantes. Os alunos terão a oportunidade de contribuir com projetos de impacto direto no futuro da agricultura brasileira, colocando em prática conceitos de inovação e sustentabilidade. É um passo relevante tanto para a trajetória deles quanto para o fortalecimento da nossa instituição como parceira estratégica do agronegócio”.

Com mais de 16 anos de atuação e mais de mil profissionais formados, a Fatec Pompeia conta com uma das maiores estruturas tecnológicas e científicas do estado, dispondo de modernos laboratórios e equipamentos de ponta viabilizados por parcerias com dezenas de empresas nacionais e internacionais. Reconhecida por manter elevada taxa de empregabilidade de seus egressos e por participar de importantes projetos de pesquisa e inovação em colaboração com renomadas instituições de pesquisa do país, a Fatec Pompeia é fruto da parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e o Centro Paula Souza, órgão do Governo de São Paulo responsável pela educação profissional tecnológica no estado.

A Fatec Pompeia está com inscrições abertas para o Vestibular 2026, para os cursos superiores em Mecanização em Agricultura de Precisão e Tecnologias em Sistemas Inteligentes, com o tema “Mentes Brilhantes que Transformam o Mundo”; essa conquista de seus alunos demonstra, na prática, que os talentos que passam pela instituição têm impactado positivamente a pesquisa científica, o mercado de trabalho e a sociedade.