Com o tema “Produzir e partilhar sementes é preservar a vida”, a Escola Municipal e Estadual do Campo Nova Sant’Ana, no distrito de Nova Sant’Ana, em São Jorge D’Oeste, realizou nesta terça-feira (7) a II Festa das Sementes Crioulas. O evento reuniu estudantes, famílias agricultoras, instituições de ensino e organizações parceiras para celebrar a biodiversidade e o papel das comunidades na preservação das sementes crioulas — patrimônio vivo da agricultura camponesa.
A programação contou com momentos de acolhida, roda de conversa com moradores e moradoras da comunidade sobre o resgate histórico das sementes e atividades culturais, como apresentações teatrais dos estudantes e o tradicional café compartilhado.
Um dos destaques da tarde foi a participação da engenheira agrônoma Elisângela Bellandi, da Assesoar, que abordou a segurança e soberania alimentar.
Encerrando o encontro, aconteceu o compartilhamento de sementes, mudas e ramas, gesto simbólico que expressa a continuidade dos saberes e a construção coletiva da agroecologia no campo.
A II Festa das Sementes Crioulas tem com o apoio da Assesoar, Unioeste, IDR-Paraná e UTFPR, reafirmando a parceria entre escolas, instituições e organizações sociais na valorização da agricultura familiar e da educação do campo.