fbpx
loader image

13 de outubro de 2025 - 10:26h

A Folha Agrícola

A juventude rural como presente ativo e transformador no campo

Por: Graziele Silveira Pinton, coordenadora de Desenvolvimento de Projetos do Instituto Crescer Legal

Os jovens filhos de produtores rurais que vislumbram a sucessão rural precisam reconhecer as diferentes possibilidades e perspectivas de futuro. Por isso, oportunidades que incluem empreendedorismo, inovação, qualificação e apoio financeiro são fundamentais. O Instituto Crescer Legal – que vem mudando o cenário rural por meio do seu arranjo de contratação pela Lei da Aprendizagem para que adolescentes façam curso de Gestão e Empreendedorismo – vai além e busca oferecer oportunidades reais de qualificação e profissionalização.

Mais do que incentivar a sucessão familiar nas propriedades rurais, é necessário promover reflexão e pesquisa que estimulem a inovação, o empreendedorismo e o reconhecimento das múltiplas possibilidades de futuro, favorecendo a construção de projetos de vida que considerem o meio rural. Para que os jovens transformem sonhos em conquistas reais, é fundamental oferecer estímulo, qualificação, incentivo e apoio financeiro. Quando esses elementos se somam, o campo deixa de ser percebido como um espaço de restrições e passa a ser valorizado como território de oportunidades. Nesse caminho, o Instituto, por meio do Programa de Acompanhamento de Egressos, fortalece vínculos duradouros com os jovens e segue apoiando seus projetos de vida.

Ao concluírem o curso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com suas 800 horas de formação, os jovens se tornam egressos e seguem inseridos em um espaço de pertencimento e valorização. O acompanhamento contínuo reforça esse elo, mantendo o vínculo construído e novas oportunidades são ofertadas aos egressos. Tudo com objetivos de promover a valorização, protagonismo e acompanhamento das escolhas e caminhos que estão trilhando posteriormente ao curso.

Quando são convidados a participar de feiras, eventos, ou até mesmo a atuar como mestres de cerimônia, eles se tornam referências para outros jovens. E, entre as oportunidades ofertadas, está o incentivo e apoio para que os egressos acessem programas de empresas parceiras do Instituto que possibilitam recursos financeiros para implementação de projetos empreendedores.

Oferecer oportunidades aos jovens do campo é reconhecer que a juventude rural não é apenas promessa de futuro, mas já atua no presente de forma criativa, ativa e transformadora. São protagonistas que, quando apoiados, têm a capacidade de inovar em suas comunidades e de fortalecer a agricultura familiar. O campo precisa da juventude. E para que eles escolham permanecer no meio rural, é essencial que enxerguem o valor desse espaço e o potencial de futuro que o mesmo representa.

Por:

Graziele Silveira Pinton

Coordenadora de Desenvolvimento de Projetos do Instituto Crescer Legal