A Rovensa Next Brasil acaba de lançar sua nova campanha institucional: “Biossolucione a Agricultura”, que propõe um novo olhar sobre a forma de produzir alimentos. A iniciativa nasce com foco no agricultor e nas transformações que vêm redefinindo o agronegócio mundial: de um lado, o desafio de aumentar a produtividade diante das mudanças climáticas, pragas, doenças e da pressão dos custos de produção; de outro, a cobrança crescente dos consumidores por alimentos mais saudáveis e produzidos com respeito ao meio ambiente.
Criada a partir de um movimento global da empresa, a campanha parte de um conceito exclusivo. “Biossolucione” significa superar os desafios do campo com o uso de biossoluções inovadoras. O termo – fruto de um neologismo – indica uma forma do verbo “biossolucionar”, movimento criado para dar o tom da comunicação, que ainda contempla variações como“biocultivar”, “biotransformar” e “biorenovar”. O objetivo não é apenas alçar a tecnologia dos bioinsumos a um novo patamar, mas também inaugurar uma nova proposta ao setor.
Na prática, busca unir pioneirismo, inovação científica, conhecimento agronômico e assistência técnica. Biossolucionar a agricultura é ser cirúrgico na escolha de uma biossolução. É entender o que cada cultura demanda e entregar a resposta adequada, no momento certo. É usar tecnologia de ponta a favor da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.
Produtor no centro de tudo
A nova campanha também comunica com distribuidores e o elo final da cadeia produtiva, mas o foco principal está no grande responsável por levar alimento à mesa. Isso porque o produtor rural necessita de soluções eficazes e um atendimento mais próximo. A intenção é mostrar que a resposta está nas biossoluções.
Com linguagem prática e educativa, “Biossolucione a Agricultura” traduz a expertise da Rovensa Next em mais de 90 países, amparada por um time robusto de pesquisa e desenvolvimento e um corpo de técnicos de campo presente localmente, além de um portfólio holístico de biossoluções, apoiado em quatro grandes pilares:
- Bionutrição – Produtos para maximizar o rendimento das lavouras e a qualidade da colheita, acompanhando o desenvolvimento das culturas em todas as fases do ciclo produtivo.
- Biofertilizantes – Soluções que potencializam o desenvolvimento das plantas por meio da melhoria na eficiência do uso de nutrientes, no ciclo nutricional e na vitalidade do solo.
- Biocontrole – Defensivos biológicos que combatem pragas e doenças com eficácia e responsabilidade ambiental, tais como bioinseticidas, biofungicidas e bionematicidas.
- Adjuvantes – Modificadores de calda naturais que auxiliam na rápida absorção da pulverização e evitam a deriva.
- Inoculantes – Bactérias vivas que fixam o nitrogênio da atmosfera para a planta através da Fixação Biológica de Nitrogênio(FBN).
Com essa estrutura, a Rovensa Next atua como parceira completa do agricultor, fornecendo a solução adequada para cada necessidade da lavoura. O resultado é comprovado por dados de centenas de testes de campo e cases de sucesso que mostram benefícios como:
Maior resiliência ao estresse abiótico, vitalidade do solo, vigor da cultura, redução da dependência de agroquímicos e uso eficiente da água. Segundo a FAO, neste último quesito, em especial, a agricultura responde por 70% da captação mundial de água doce. Além disso, 33% dos solos estão degradados e a tendência deve se agravar até 2050.
Tecnologia e sustentabilidade para crescer
Pilares da campanha, tecnologia e sustentabilidade refletem o papel estratégico do Brasil dentro do Grupo Rovensa. O país destaca-se como um dos principais polos mundiais de inovação e adoção de biossoluções, devido ao próspero avanço do agronegócio.
O compromisso é ser a ponte entre a inovação e o campo. O produtor brasileiro está cada vez mais aberto a tecnologias que aliam eficiência e responsabilidade ambiental. As biossoluções oferecem exatamente essa combinação.
Parte de um movimento global
A iniciativa brasileira integra a campanha “Biosolutionize Agriculture”, apresentada pela Rovensa Next durante a Fruit Attraction, em Madri, no dia 1 de outubro. No Brasil, o pré-lançamento ocorreu no Next Mega Verso, com a presença de executivos globais e parceiros nacionais. O projeto será apresentado oficialmente ao mercado brasileiro em 15 e 16 de outubro.
Com “Biossolucione a Agricultura”, a Rovensa Next Brasil convida o setor a adotar uma nova forma de pensar o agro, baseada em ciência, sustentabilidade e visão de futuro. O verbo criado pela empresa resume um movimento que já está em curso no mundo todo: biossolucionar é transformar a agricultura de maneira inteligente e responsável.
Sobre a Rovensa Next
Com 3.000 funcionários, a Rovensa Next está presente em 90 países. Reúne 38 laboratórios de P&D, 84 centros de excelência, campos e estufas; 14 plantas industriais, mais de 170 parcerias com centros de pesquisa e universidades, 100 especialistas em P&D e outros 850 de campo.
Rovensa Next é o resultado da união de doze empresas pioneiras em sustentabilidade com décadas de sucesso em biossoluções: Agrichembio, Agro-K, Agrotecnologia, Cosmocel, Idai Nature, Microquimica, MIP Agro, Oro Agri, OGT, Rodel, SDP e Tradecorp. As duas fábricas brasileiras estão localizadas nas cidades de Arapongas (PR) e Monte Mor (SP).