Assessoria
A Prefeitura será parceria no desenvolvimento de um projeto piloto para contribuir com os estudos e soluções sobre a incidência de câncer de mama em mulheres agricultoras da região. O Secretário de Saúde, Edson Concelier, a secretária de Agricultura, Denise Chiapetti, e a diretora da Vigilância em Saúde, Dalva Colling, se reuniram nesta quarta-feira (15) com as vereadoras e enfermeiras Anelise Marx e Aline Biezus para tratar do projeto.
A proposta é iniciar um trabalho de educação permanente visando reduzir a exposição das mulheres do campo aos agrotóxicos, de forma direta e indireta. Uma das sugestões é a distribuição de kits de EPIs (equipamentos de proteção individual) para a população exposta, além de palestras e ações de conscientização.
Os estudos são conduzidos pelo Laboratório de Biologia de Tumores (LBT) da Unioeste – Campus Francisco Beltrão, unidade de referência científica e social na pesquisa oncológica, representada pelos pesquisadores dra. Carolina Panis e dr. Daniel Rech.
O LBT é referência nacional em pesquisa sobre câncer de mama na população rural, unindo universidade, hospitais e centros de referência como o CEONC e o INCA. O laboratório atua na coleta, análise e mapeamento genético de pacientes, além de investigar a relação entre agrotóxicos e o desenvolvimento de tumores malignos.