fbpx
loader image

23 de outubro de 2025 - 15:05h

A Folha Agrícola

Conexão Água debate desafios e soluções para a segurança hídrica no Estado de São Paulo

Evento foi realizado no dia 21 de outubro, em Porto Feliz (SP) com cerca de 40 técnicos e autoridades

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e o Quintessa promoveram, no dia 21 de outubro, o encontro Conexão Água, iniciativa voltada à discussão dos desafios e oportunidades relacionados à segurança hídrica no Estado de São Paulo. O evento reuniu cerca de 40 representantes do poder público, empresas, especialistas e comunidade local, com o objetivo de fomentar diálogos sobre o uso sustentável da água em um cenário de crescente pressão sobre os recursos hídricos. 

Porto Feliz (SP), cidade sede do encontro, enfrenta um cenário de escassez hídrica semelhante ao de outros municípios da região, como Itu, Salto e Sorocaba. Esses municípios já passaram por problemas de abastecimento e hoje vivenciam um ciclo de desenvolvimento acelerado, impulsionado pela chegada de multinacionais, empreendimentos comerciais e novos loteamentos residenciais. Esse movimento reforça a necessidade de estratégias mais eficientes de gestão da água, capazes de equilibrar crescimento econômico e preservação ambiental. 

Com uma proposta de imersão no tema, a programação do Conexão Água foi composta por três painéis. O primeiro, “Planejamento Territorial e Segurança Hídrica do Estado de São Paulo – Desafios e Potencialidades”, reuniu a diretora de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), Natalia Micossi; o diretor técnico do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da SEMIL, Marco Aurélio Nalon; a assessora técnica do (IPA), Jussara de Carvalho; e o assessor técnico da diretoria da SP Águas, Rafael Leite, com mediação da consultora de Novos Negócios da Fundepag, Lívia Neves. 
 
“O tema deste painel ganha relevância ao apontar caminhos para ações futuras em que os setores público e privado contribuam com suas especialidades. A proposta foi de fomentar o diálogo. Não se trata de reinventar a roda, mas de compreender e acolher diferentes perspectivas em prol de um planejamento territorial integrado e da segurança hídrica no Estado”, pontuou Lívia.  

O segundo painel, “Caso prático: como a Heineken e a SOS Mata Atlântica vêm colaborando para segurança hídrica na região de Porto Feliz”, contou com a sócia fundadora da Water Brain e diretora da Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente, Virgínia Sodré; o coordenador de Sustentabilidade do Grupo Heineken, Breno Aguiar de Paula (de forma remota); e o educador socioambiental do SOS Mata Atlântica, Cesar Pegoraro; sob mediação da coordenadora de projetos do Quintessa, Ana Paula Trevizan. 
 
“Neste painel, pudemos conhecer uma experiência concreta de colaboração entre diferentes setores, mostrando que parcerias bem estruturadas geram resultados reais para a conservação de bacias”, afirmou Ana Paula. 

Encerrando a programação, o painel “Como os diferentes setores podem cooperar para garantir segurança hídrica e desenvolvimento econômico resiliente da região” reuniu a agente de Controle de Qualidade Chefe do SAAE Porto Feliz, Tiara Otávio; o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), André Cordeiro; o pesquisador do IPT e representante do CBH-SMT, Gerson Almeida Filho; e o gerente da Agência Ambiental de Sorocaba da CETESB e representante do CBH-SMT, Allan Cellim da Silva. A mediação ficou a cargo do gestor de Projetos do Quintessa, Allan Alves. 
 
“Foi uma rodada de conversa em que pudemos compartilhar experiências, fortalecer parcerias e enxergar caminhos concretos para a gestão da água na região”, concluiu Alves. 
 
Ações conjuntas começam com diálogo 
 
A diretora executiva da Fundepag, Adriana Verdi, ressaltou que, ao longo dos 47 anos de atuação da entidade, o foco inicial no agro evoluiu com o reconhecimento de que a sustentabilidade é fundamental. “Nos últimos anos, nosso trabalho vem se expandindo e passamos a ter uma atuação agroambiental, o que reflete, inclusive, na atualização do estatuto da instituição. Eventos como este, assim como as parcerias com grandes organizações, vêm se ampliando. Discutir governança aliada ao planejamento territorial, com foco na preservação das bacias hidrográficas, é um passo importante nessa jornada”, destacou.  

Por fim, a sócia e CoCEO do Quintessa, Anna de Souza Aranha, destacou que o Conexão Água foi uma oportunidade de reunir um grupo altamente qualificado para debater um tema de grande relevância. “O objetivo foi o de abrir o diálogo sobre segurança hídrica, inicialmente com foco nesta região no interior do Estado de São Paulo. Este trabalho conjunto está apenas começando”, completou. 
 
Vinícola Maria Herminda  
 
O Conexão Água foi realizado na Vinícola Maria Herminda, empreendimento local fundado em 2016 e que se consolidou como referência enogastronômica na região. O local foi escolhido para simbolizar a integração entre desenvolvimento econômico, cultura e sustentabilidade. 
 
Sobre a Fundepag  

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.  

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica – Conexão.f – reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).  

Mais informações: https://portal.fundepag.br