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24 de outubro de 2025 - 12:42h

A Folha Agrícola

Principal corredor do agronegócio no Sul do Brasil recebe o maior posto de abastecimento de gás natural do país

A Gas Futuro, na Parada Vendrami da BR-376 em Ponta Grossa (PR), terá também um posto de biometano

(Fotos: Ismanya Iasmym Nalim Guimarães)

O complexo rodoferroviário da região de Ponta Grossa, no Paraná, é o maior do Sul do Brasil. Por ali passa boa parte da carga indo ou vindo do Porto de Paranaguá, que só no último ano movimentou 67 milhões de toneladas, segundo a autoridade portuária. Uma das principais artérias desse complexo, a BR-376, conta desde setembro com o maior posto de gás natural veicular (GNV) para frotas pesadas do país.

Da esquerda para a direita estão: Zeno Nadal, coordenador de inovação e infraestrutura da Superintendência de Energia da Secretaria de Planejamento do Governo do Paraná; Ana Paula Feitoza, gerente institucional da Compagas; o CEO da Parada Vendrami, Vinicius Vendrami Malucelli e Luiz Carlos Kuns Passos, Diretor Comercial da Compagas

O posto, da Gas Futuro, faz abastecimento em alta vazão, com capacidade para atender até seis caminhões ao mesmo tempo, aproximadamente 300 por dia – ou 3 mil m³ de GNV por hora. A unidade integra a Parada Vendrami, centro comercial recém-inaugurado que abrange lojas, restaurantes, escritórios, serviços como lavanderia, fretes, seguradoras, além de posto de combustíveis.

Em breve, o posto da Gas Futuro vai operar também com biometano, o primeiro do Brasil para abastecimento de frotas pesadas. Combustível gasoso, é produzido a partir de biogás – por sua vez, produzido a partir de lixo orgânico. O biometano do posto da Gas Futuro será fornecido por um centro de tratamento de resíduos do aterro sanitário do município de Ponta Grossa.

Da esquerda para a direita: Herval Candido de Souza Filho, assessor da Superintendência de Energia na Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL); Zeno Nadal, coordenador de inovação e infraestrutura da Superintendência de Energia da Secretaria de Planejamento do Governo do Paraná; Rodrigo Bogacz, diretor executivo da Gas Futuro; Vinicius Malucelli; e, Thiago Olinda, coordenador de gás, biocombustíveis e hidrogênio da Superintendência de Energia

“O GNV é o combustível de transição, para energias renováveis. Já o biometano é a energia renovável propriamente dita, alinhando a sustentabilidade e a economia circular. Ele dá autonomia para um caminhão ir e vir do Porto de Paranaguá. O posto de biometano, para abastecimento de frota pesada, será a cereja do bolo nos corredores sustentáveis do Paraná”, afirma o CEO da Gas Futuro, Rodrigo Bogacz.

INFRAESTRUTURA DA PARADA VENDRAMI

Situada no km 510+500 da BR-376, em Ponta Grossa, a Parada Vendrami ocupa uma área de 42 mil metros quadrados. São 5,5 mil metros quadrados de área construída. O estacionamento comporta mais de 400 veículos, entre caminhões, ônibus e automóveis.

O complexo se destaca não só pelo tamanho, como também pela infraestrutura. “Com postos de combustíveis, restaurantes, lojas, escritórios, lavanderia e área de descanso, a Parada Vendrami se configura em um projeto moderno, que atende tanto caminhoneiros como turistas”, ressalta o CEO da Parada Vendrami, Vinicius Vendrami Malucelli. Em setembro também foi inaugurada a conveniência Shell Café, que será complementada com restaurante e um Posto Shell de combustíveis líquidos de grande porte, todos operados pela Rede Azul. Demais facilidades serão disponibilizadas ao longo do tempo.

Na foto, estão, da esquerda para a direita: Luiz Carlos Kuns Passos, diretor comercial da Compagas; Luciano Dallabrida, head de biometano e gás natural da RDP Energia; Ana Paula Feitoza, gerente institucional da Compagas; Luciano Cherobim, consultor comercial da Compagas; e, Vinicius Malucelli, CEO da Parada Vendrami

A localização estratégica é um dos diferenciais. “Ponta Grossa está em uma das mais importantes rotas logísticas do país, conectando o interior do estado e do Brasil ao Porto de Paranaguá. Este local, ponto de partida e de chegada, para o interior, para o porto e para capital, dentro do segundo maior distrito industrial do Paraná, há muito merecia um empreendimento diferenciado, que oferecesse toda  a comodidade e ambiente que os viajantes merecem”, completa Vendrami Malucelli.

“Infraestrutura e localização foram fatores decisivos para a escolha da Gas Futuro se instalar na Parada Vendrami”, afirma Rodrigo.

OBRAS VIÁRIAS: CONTORNOS, VIADUTOS E DUPLICAÇÃO

A instalação da mega parada se antecipa à conclusão de uma série de obras viárias projetadas para a região. A malha rodoviária local integra o Lote 3 de concessões realizadas no final do ano passado, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, esse lote vai receber investimentos de R$ 15,9 bilhões.

Especificamente para Ponta Grossa, estão previstos dois contornos, Norte e Leste, dois viadutos, e a duplicação da BR-376 até Mauá da Serra. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), está em duplicação também a PR-151, entre a BR-376 e a PR-438. “Todos esses investimentos vão modernizar e aumentar a capacidade de tráfego nessa região”, avalia Malucelli.

GNV, BIOMETANO E O CORREDOR SUSTENTÁVEL

Com o posto da Gas Futuro, de GNV e, futuramente, de biometano, a Parada Vendrami está integrada ao Corredores Sustentáveis, projeto da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) que cria rotas de abastecimento de caminhões movidos a GNV.

O posto da Parada Vendrami também é dotado de infraestrutura para o fornecimento de gás natural comprimido (GNC). Em outras palavras: o local se torna apto a funcionar como ponto de distribuição desse produto, para outros pontos de combustíveis e mesmo para as indústrias da região.

A capacidade de abastecimento no local será de 300 caminhões por dia, segundo dados da Gas Futuro.

APOIO E SERVIÇOS PARA CAMINHONEIROS

O sócio da Parada Vendrami ressalta que, voltado a viajantes em geral, o empreendimento se posiciona também como um ponto de apoio para caminhoneiros. “No entrocamento de Ponta Grossa, as rodovias do interior se juntam com destino à capital e ao Porto de Paranaguá, levando os produtos para exportação, assim como é o ponto de partida no sentido inverso, levando os insumos para o agronegócio”, afirma.

Assim, além de alimentação e combustível, o complexo vai oferecer aos caminhoneiros oficinas para reparos no veículo e acesso a escritórios transportadoras e embarcadores para fretes. Há serviços ainda para cuidados pessoais, como barbearia, chuveiros, lavanderia, internet e seguradoras. “Tudo isso está sendo implantado de forma gradativa, por meio de empresas parceiras”.

VIAGENS A PASSEIO E TURISMO

Ponta Grossa configura-se também em entroncamento para quem está em viagens a passeio ou turismo. Por exemplo: quem parte de qualquer região do interior do Paraná ou Mato Grosso do Sul com destino à capital e ao litoral, passa por Ponta Grossa. Conecta ainda o Paraná ao interior de São Paulo.

Assim, a Parada Vendrami também é voltada a atender viajantes de automóveis e ônibus. “Em um mesmo local, esses viajantes encontrarão todas as opções de combustíveis, para abastecimento, além de completa infraestrutura de serviços, como alimentação, conveniências e descanso”, pontua Malucelli.

REPERCUSSÃO

O início das operações da Parada Vendrami e seus serviços já repercute entre diversos setores. Para o diretor comercial da Compagas, Luiz Carlos Kuns Passos, o novo posto de GNV representa “marco estratégico” no projeto Corredores Sustentáveis, liderado pela companhia.

“É um avanço significativo na nossa missão de promover a descarbonização do transporte rodoviário de cargas no Paraná. Localizado em um dos principais hubs logísticos do estado, tem infraestrutura de ponta para abastecimento de caminhões a gás do Brasil, garantindo não apenas eficiência operacional, mas também uma experiência diferenciada para motoristas e empresas que apostam em soluções mais limpas e sustentáveis. É um passo importante na construção de um futuro energético mais responsável, e reforça o nosso compromisso com a transformação da matriz energética de transportes e com o desenvolvimento econômico regional”, declara.

Presente em evento de inauguração em 19 de setembro, o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, enalteceu o caráter inovador do empreendimento. Ainda, os ganhos não só ambientais, como sociais, proporcionados pela nova estrutura.

Ao lado da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, sublinhou: “[Com este posto] gera-se uma pegada de livramento do carbono. A inovação só vale quando se transforma num processo social, de nos livrarmos da poluição  dos combustíveis fósseis. Isso está nascendo, com este posto. O futuro está sendo construído”.

Na avaliação da assessora da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Keila Regina Sanson de Avila, o empreendimento é importante para o desenvolvimento industrial da região dos Campos Gerais. “Diante dessa infraestrutura, a Secretaria se coloca à disposição para iniciativas de fomento à indústria local”.

Para o diretor presidente da Zero Resíduos, Marcus Vinícius Nadal Borsato, as novas instalações “vão mudar a realidade dos transportes” na região dos Campos Gerais. A empresa, do Grupo Philus, é a gestora do centro de tratamento de resíduos do aterro de Ponta Grossa, de onde será produzido o biometano. “Esperamos para janeiro o início da operação do posto de biometano, e que num futuro próximo todos tenham veículos movidos a esse combustível renovável.”

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a Parada Vendrami: http://paradavendrami.com.br/

referências:

https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2024/12/concessao-do-lote-3-tera-investimentos-de-r-15-9-bilhoes-para-desafogar-transito-em-uma-das-regioes-mais-populosas-do-parana
  https://www.der.pr.gov.br/Noticia/Lote-3-preve-novos-contornos-de-42-km-em-Ponta-Grossa-e-viadutos-na-BR-376
  https://www.portosdoparana.pr.gov.br/Noticia/Porto-de-Paranagua-mostra-eficiencia-e-bate-recorde-de-movimentacao-em-2024
  https://www.der.pr.gov.br/Noticia/Restauracao-em-concreto-da-PR-151-entre-Ponta-Grossa-e-Palmeira-avanca-em-bom-ritmo
  https://www.der.pr.gov.br/Noticia/Lote-3-das-novas-concessoes-rodoviarias-do-Parana-preve-duplicacao-da-Rodovia-do-Cafe
  https://www.der.pr.gov.br/Noticia/Campos-Gerais-Centro-e-Centro-Sul-tem-R-14-bilhao-de-investimentos-rodoviarios