Iniciativa da Vetoquinol Saúde Animal leva capacitação a pecuaristas, balconistas e veterinários da região Sul do país
A escolha técnica, a correta indicação e o uso responsável de medicamentos veterinários em rebanhos leiteiros contribuem para impulsionar a produtividade e, consequentemente, garantir a segurança alimentar da população. “O descuido ou falta de preparo em relação às práticas rotineiras, como o respeito ao período de carência dos produtos para saúde dos animais, por exemplo, pode comprometer a qualidade do leite, com prejuízos tanto para o produtor quanto para os consumidores”, explica Paloma Tavares, médica-veterinária e analista sênior de marketing de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.
“Alguns antibióticos e anti-inflamatórios exigem período de carência, o que significa que o leite produzido durante esse intervalo deve ser descartado, pois está impróprio para consumo humano. Outros medicamentos não têm carência e o leite pode seguir para o processamento. É absolutamente essencial que o produtor, a equipe das fazendas e os profissionais das revendas saibam disso para tomar as decisões corretas”, explica Felipe Pivoto, médico-veterinário e gerente de serviços técnicos para bovinos e equinos da Vetoquinol Saúde Animal.
A atenção ao correto manejo sanitário ainda é um dos principais desafios da pecuária leiteira no Brasil. Pensando nisso, a Vetoquinol Saúde Animal criou o Projeto Leite Ouro, iniciativa que visa promover o uso consciente de medicamentos veterinários e disseminar boas práticas sanitárias entre todos os elos da cadeia produtiva do leite.
“A ideia nasceu da necessidade de apoiar o produtor de leite com informação prática e acessível. Queremos contribuir para uma mudança real no dia a dia da pecuária leiteira e, para isso, nada melhor do que estar próximo de quem faz”, afirma Paloma Tavares.
Como ponto de partida, o Projeto Leite Ouro passará por regiões como no Paraná e Santa Catarina – duas regionais importantes produtoras de leite do país. A iniciativa prevê encontros com pecuaristas, balconistas e médicos-veterinários, promovendo capacitação, orientação técnica e tira-dúvidas sobre os principais temas relacionados à sanidade animal e ao uso responsável de soluções veterinárias.
“O conhecimento é, sem dúvida, o melhor investimento para quem busca produtividade, segurança e rentabilidade na atividade leiteira. Além de garantir o bem-estar animal, práticas sanitárias corretas ajudam a manter a qualidade dos alimentos que chegam à população. A Vetoquinol é parceira do pecuarista nessa jornada”, reforça Paloma Tavares
O Projeto Leite Ouro reafirma o compromisso da Vetoquinol em ir além da oferta de produtos, atuando ativamente na construção de um futuro mais saudável, produtivo e sustentável. A iniciativa está alinhada ao propósito global da companhia: contribuir com um planeta bem nutrido, com respeito ao meio ambiente e à saúde animal.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
