O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, participou, na tarde desta quarta-feira (29), de dois momentos importantes para a agroindústria paranaense do Sudoeste. Um deles foi a cerimônia de entrega de equipamentos do Programa Coopera Paraná para a Cooperativa da Agricultura Familiar Rural (Coafar), com sede em Dois Vizinhos, e o outro a entrega de mais uma certificação SUSAF para a agroindústria do município de Verê.
Os eventos foram simultâneos, na sede da Coafar, e contaram com as presenças de Natalino Avance de Souza, presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), de Otamir Martins, presidente da Adapar, dos deputados estaduais Adão Litro (PSD) e Luís Corti (PSB) e do prefeito de Dois Vizinhos, Luis Carlos Turatto (PP), e demais autoridades e técnicos.
Por meio do Coopera Paraná, a Coafar recebeu do Sistema de Agricultura do Paraná (Seagri) uma unidade de processamento de geleias e polpa de tomate e, também, veículo e equipamentos de recepção, higienização, armazenamento e refrigeração de frutas e hortaliças. Os equipamentos serão usados para agregar valor à agricultura familiar da região. A capacidade, segundo a cooperativa, será de processar cerca de 500 quilos de produtos por dia. Os recursos investidos pelo Estado foram na casa dos R$ 553,8 mil.
“É fundamental falar da importância das associações de cooperativas serem fortalecidas. Queremos que essa cooperativa que é pequena hoje, seja média, seja grande, que possa prosperar”, disse o secretário Marcio Nunes. Ele ressaltou a importância de levar renda para o campo e reforço do incentivo do Coopera Paraná. “Nós temos que fazer o homem do campo prosperar, ganhar dinheiro. Como secretário de agricultura, minha principal missão é melhorar a renda do produtor rural, para que os nossos filhos, nossos netos, as próximas gerações, queiram ficar no campo trabalhando. Então, vem o Coopera Paraná mais forte agora, para atender o pequeno produtor”, completou Nunes. O Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná) tem como objetivo fortalecer as organizações cooperativas como instrumentos para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores familiares.
Logo na sequência, houve a solenidade da entrega da certificação SUSAF para a agroindústria Laticínio Entre Rios (Queijo Lambedor), de Verê, reconhecendo o cumprimento integral dos padrões sanitários exigidos pela Adapar e o compromisso com a qualidade e segurança alimentar. A Entre Rios fabrica queijos e derivados lácteos. É uma empresa familiar de pequeno porte, com 25 anos de fundação, e reconhecida regionalmente pela qualidade e procedência de seus produtos. Tem forte identidade local e mantém vínculos diretos com produtores de leite da região.
“Parabéns pela iniciativa. Parabéns ao Otamir e ao Natalino pelo trabalho extraordinário. Nos nossos produtos familiares, temos o nosso produto diferenciado do Paraná, com a nossa marca do produtor rural que fez com muito carinho, com dedicação. Nós temos, na nossa produção, o que tem de melhor no mundo”, ressaltou Nunes.
O Paraná já conta com 199 municípios certificados com o SUSAF. O selo atesta o cumprimento dos padrões sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), permitindo às agroindústrias certificadas das cidades participantes a ampliação do comércio dentro do Estado.
Com a certificação, a Entre Rios poderá expandir a comercialização para todo o Paraná, participando de feiras, mercados institucionais e redes varejistas. Isso deve gerar novos negócios e há expectativa de aumento da geração de empregos na região, valorização da agricultura familiar e incentivo à formalização, fortalecimento da cadeia produtiva do leite e ampliação da oferta de produtos certificados, com valor agregado e identidade local.
Queijo Lambedor – O carro-chefe da produção da Laticínio Entre Rios é o Queijo Lambedor. O produto é um dos mais tradicionais e reconhecidos na cidade de Verê e entorno, pelo sabor marcante, textura macia e padrão artesanal característico dos queijos coloniais paranaenses. Sua fabricação segue os padrões da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), garantindo segurança alimentar e rastreabilidade.
Assessoria SEAB
