Cafés Utam Gourmet e Cappuccinos Utam Tradicional e Light passam a ser comercializados em 30 unidades da rede no país, fortalecendo a expansão da marca no varejo premium
Ribeirão Preto (SP), 30 de outubro de 2025 – O Grupo Utam, referência nacional em cafés de alta qualidade, acaba de expandir geograficamente sua presença em uma das maiores redes de atacarejo do país, o Sam’s Club, com a entrada oficial de seus produtos em sete estados e o Distrito Federal. A partir deste mês, o público encontrará osCafés Utam Gourmete Cappuccinos Utamem 30 unidades da rede.
Com a novidade, a Utam reforça sua estratégia de crescimento e presença nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil. Entre os produtos disponíveis estão o Café em Grão Utam Gourmet 1kg, o Cappuccino Utam Tradicional 1kg e o Cappuccino Utam Light (embalagem com dois potes de 140g).
“Estar nas gôndolas do Sam’s Club é um passo importante na consolidação da nossa presença nacional. Trata-se de um canal que dialoga diretamente com o consumidor que busca qualidade, sabor e experiência diferenciada em café”, destaca Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam.
Os produtos Utam passam a integrar o mix de cafés do Sam’s Club em unidades localizadas no Distrito Federal (Asa Norte, Sia Sul e Águas Claras), Espírito Santo (Vitória), Goiás (Goiânia), Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e São Paulo, onde a marca estará presente em 22 clubes, incluindo Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Santo André, Morumbi, Osasco, Jabaquara, Tamboré e outros polos estratégicos do interior e da capital.
“Essa conquista representa o resultado de um trabalho consistente de relacionamento e posicionamento da marca. Ampliar as lojas atendidas do Sam’s Club é abrir uma nova frente de negócios, com capilaridade nacional. É um avanço significativo para a Utam, que segue firme em seu propósito de oferecer cafés de excelência em todo o Brasil”, complementa Thiago Santa Maria, supervisor comercial do Grupo Utam.
Com mais de 55 anos de história, o Grupo Utam combina tradição e inovação em seus processos produtivos. O Café Utam Gourmet, produzido a partir de grãos selecionados, entrega aroma intenso e sabor equilibrado, enquanto a linha de Cappuccinos Utam oferece cremosidade e versatilidade nas versões: tradicional, light e sem canela. Os produtos são todos desenvolvidos com elevado controle de qualidade.
“Queremos que mais pessoas conheçam o sabor autêntico e a consistência dos cafés Utam. Essa expansão das lojas do Sam’s Club é uma oportunidade de fortalecer a nossa presença em regiões onde o público valoriza cafés especiais e a experiência de consumo premium”, completa Ana Carolina.
Sobre o Grupo Utam
Com 55 anos de história, o Grupo Utam é conhecido por sua tradição na produção de café nacional e oferece uma variedade de produtos relacionados ao café, que incluem diferentes tipos de grãos e formatos de embalagens para atender aos diversos gostos e preferências dos consumidores.
A indústria brasileira de café se destaca por seu compromisso com a qualidade e inovação, buscando sempre atender às expectativas dos consumidores com produtos que preservam o sabor autêntico do café brasileiro.
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Em sua trajetória, a empresa adquiriu alta performance na região Sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui cinco unidades de negócios e uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 12ª posição entre as maiores torrefações do ranking da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).
A empresa possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2018 e 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da ABIC com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão – dentro do grupo de empresas de grande porte.

Unidades de Negócios
Unidade de Cafés torrados e moídos possui marcas fortes e de tradição no segmento cafeeiro, o Café Utam, Utam Momentos e outras marcas tradicionais. Além desses produtos, o grupo possui uma linha de Cappuccino, uma de Café Solúvel e ainda conta com filtros de café.
Unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidade Superior e Gourmet.
Unidade Food Service, o Grupo oferece uma solução completa para restaurantes, padarias e cafeterias através de serviços de consultoria e treinamento, e produtos especializados, como grãos, máquinas e complementos.
Unidade Single Cup ou monodose é especializada em cápsulas de café, bebidas diversas e drip coffee, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.
Unidade de Marca Própria, a empresa é responsável pela produção de mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés dose única para terceiros.
Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam oferece matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada, todo tipo de café para embalagens diversificadas e profissionais de alta performance acompanhando cada etapa da produção.
Endereços na internet
www.grupoutam.com.br
https://www.youtube.com/@cafeutam
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
http://instagram.com/cafe.utam
http://instagram.com/utamfoodservice
Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9vTCmFULc
