Agendas valorizam a aproximação e alianças estratégicas para investimentos em projetos com a comunidade e soluções financeiras
A Cresol esteve presente em dois importantes eventos promovidos por instituições financeiras das Américas para debater as demandas e o futuro do setor. De 31 de outubro a 3 de novembro, em Miami, aconteceu a 59ª Assembleia Anual da Felaban; e, nos dias 4 e 5 de novembro, na mesma cidade, foi a vez do Fórum de Inclusão Financeira na América Latina e no Caribe (Finnlac).
O vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon, e o gerente de Relações Internacionais da Cresol, Jaap van Doorn, representaram o sistema nos eventos. A assembleia da Felaban (Federação Latino-Americana de Bancos), com apoio da Fiba (Financial & International Business Association), é um encontro para discutir tendências, regulações e avanços tecnológicos no panorama financeiro global. “Temos a oportunidade de conversar com provedores de financiamentos, prospectar projetos e ampliar o nosso funding internacional. Quando eles olham para nosso baixo ticket médio dos empréstimos para agricultura e micro e pequenas empresas, as portas se abrem para parcerias de longo prazo”, destacou o gerente.
Em segundo momento, o fórum da Finnlac, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reuniu executivos de finanças, fintechs, investidores, pesquisadores, reguladores e líderes financeiros do setor público para explorar o potencial das inovações em finanças.
“É importante ressaltar que o Brasil está sendo mencionado como referência nas transações financeiras por implantações modernas, como o Pix. Também percebemos que os serviços bancários devem mudar muito nos próximos cinco anos e a grande diferença vai ser a capacidade de relacionamento com os públicos. E a Cresol busca atualização contínua para manter excelência nesse quesito”, disse o vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon.
Rede Financeira pela Amazônia
Entre as agendas, também aconteceram conversas da Rede Financeira pela Amazônia, formada por 24 instituições financeiras de 10 países que visa apoiar o crescimento sustentável na região amazônica. Os representantes da Cresol se encontraram com Juan Buchenau, assessor do BID para cooperativas filiadas à rede e coordenar do “COP Coop”, a “Comunidade das Práticas das Cooperativas”.
Nessa frente, a Cresol está elaborando, juntamente com cooperativas do Equador e Peru, uma proposta de proteção das florestas amazônicas, com produção sustentável e financiamento para estas atividades.
Legenda: Juan Buchenau, assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, com Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação; e Jaap van Doorn, gerente de Relações Internacionais da Cresol
