fbpx
loader image

21 de novembro de 2025 - 11:00h

A Folha Agrícola

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte das perdas na aquicultura

Letargia, perda de apetite e maior mortalidade estão ligados a falhas na digestão e ao acúmulo de toxinas no organismo dos peixes

A saúde hepática dos peixes ganha destaque na piscicultura brasileira devido ao impacto direto no desempenho produtivo da atividade. “Em sistemas intensivos, em que o ritmo é acelerado – da engorda ao consumo da ração, o fígado passou a funcionar como indicador de desempenho. A produtividade depende menos da quantidade oferecida e mais da capacidade do animal de metabolizar o que recebe”, destaca Andressa Carla de Carvalho, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as doenças hepáticas estão entre os principais problemas da piscicultura. “Quando o fígado do peixe não está bem, os sinais aparecem rápido. O animal fica parado, come menos, muda de cor e cresce mais lentamente. Também fica mais fácil ele adoecer. Isso acontece porque o organismo não consegue aproveitar corretamente os nutrientes nem eliminar o que faz mal”, explica Cleber Daniel Almeida, consultor técnico comercial da MCassab Nutrição e Saúde Animal.

Os ácidos biliares têm mostrado boa eficiência ao ajudar o organismo dos peixes a quebrar as gorduras e ativar enzimas importantes para a digestão, como a lipase. Com isso, a absorção dos lipídios melhora e diminui o acúmulo de resíduos não digeridos no intestino, que poderiam abrir espaço para microrganismos indesejáveis.

É nesse momento que BioPAC Sais Biliares, da MCassab Nutrição e Saúde Animal, se destaca como uma solução eficaz. “Esse produto foi desenvolvido para melhorar a digestibilidade dos nutrientes da dieta, principalmente das gorduras, aumentando o aproveitamento energético e protegendo a função hepática”, comenta a especialista da MCassab.

Além dos benefícios hepáticos, BioPAC Sais Biliares contribui para um ambiente intestinal mais equilibrado ao limitar a proliferação de microrganismos patogênicos. “A combinação entre melhor digestibilidade e proteção do fígado resulta em maior ganho de peso, melhor conversão alimentar e redução da mortalidade”, destaca Cleber Daniel Almeida.

Sobre a MCassab 

O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, fundada em 1928, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Mais informações: www.mcassab.com.br.