fbpx

26 de novembro de 2025 - 9:21h

A Folha Agrícola

Três produtores, três países e o mesmo propósito: fazer da agricultura uma aliada da biodiversidade

  • Na COP30, histórias reais provam que biodiversidade, tecnologia e rentabilidade podem caminhar juntas na agricultura
  • Heróis do campo mostram como o manejo sustentável abre portas, melhora o solo e coloca produtores na vitrine do mundo

A biodiversidade é o segredo para que a agricultura continue alimentando o mundo sem esgotar os recursos naturais. Solos vivos, polinizadores ativos e ecossistemas equilibrados são aliados que garantem colheitas mais fortes, altamente produtivas e sustentáveis. Cada vez mais agricultores trabalham em consonância com a natureza para produzir melhor e construir um legado para o planeta. Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), o Grupo UPL – fornecedor global de soluções agrícolas sustentáveis – destacou, por meio da campanha #AFarmerCan, como agricultores estão liderando essa transição, processo que a empresa chama de “reimaginar a sustentabilidade”.

No Brasil, um bom exemplo é o trabalho de Gilmar Dell Osbel, que conduz a fazenda da família, no Norte do Mato Grosso, com foco em produtividade e regeneração. Em seus campos de soja, ele adota diversificação de culturas, agricultura regenerativa e incentivo à presença de polinizadores (principalmente as abelhas). O manejo responsável de defensivos, a diversificação de culturas e a rotação regenerativa mantêm o solo vivo, equilibrado e produtivo. E, no inverno, entram culturas como canola, gergelim e mamona.

A mamona ajuda a reduzir a presença de nematoides e a melhorar a estrutura do solo, com reflexos positivos na safra seguinte de soja. Essa estratégia protege o ambiente, abre portas para novos mercados e aumenta a produtividade. É a prova viva de que agricultura regenerativa e rentabilidade caminham lado a lado. “Você tem de trabalhar junto com o meio ambiente, preservando para garantir que a agricultura continue. A agricultura regenerativa é a soma de tudo isso, e com o apoio das empresas conseguimos implementar essas práticas no campo”, destaca Dell Osbel.

Os insumos que o agricultor utiliza chegam até a fazenda por meio da ORÍGEO – joint venture entre UPL e Bunge especializada em soluções completas e gestão integrada –, cujo head de sustentabilidade, Igor Borges, destaca o papel das parcerias. “O produtor entende que precisa caminhar junto com o meio ambiente e é nosso papel estar ao lado dele para transformar essa visão em prática. A ORÍGEO, que nasceu da união da UPL e da Bunge, apoia a agricultura regenerativa oferecendo soluções que fortalecem o solo e reduzem impactos. Assim, ajudamos agricultores, como a família Dell Osbel, a implementar manejos sustentáveis sem perder produtividade, mostrando que é possível produzir mais e melhor em parceria com a natureza.”

Do Chile à Turquia

A história de heróis que você não sabia que precisava não se resumem ao Brasil. Produtor de maçã, uva, cereja e kiwi no ChileCarlos Silva gerencia uma propriedade que exporta para mais de 40 países. Sua filosofia é trabalhar sempre com a natureza. Por isso, adotou biossoluções da UPL em toda a cadeia produtiva: do controle de pragas à revitalização do solo. O resultado é um sistema mais equilibrado, seguro para os consumidores e com ganhos de produtividade. A propriedade também é responsável pela vinícola Casas Patronales, referência em manejo sustentável na América Latina.

Em apenas dois hectares de vinhedo, na TurquiaMuserref Urundu e seu marido, Mete Urundu, produzem uva de mesa e uvas passas utilizando o Pronutiva – programa exclusivo da UPL que integra bioproteção, bioestimulantes e bionutrição com produtos convencionais de proteção de culturas – em toda a safra e alcançando índice baixíssimo de resíduos. Outros produtores da região apresentaram até 16 tipos diferentes de resíduos – um contraste que evidencia a superioridade do manejo adotado pelo casal, com menor impacto e maior qualidade. O sucesso tem sido tão expressivo que eles decidiram estender o manejo para toda a fazenda e se tornaram exemplo nacional de agricultura com baixo impacto ambiental e alta qualidade.

Rogério Melo, consultor de sustentabilidade da UPL Brasil, comenta: “De uma pequena produtora de uva na Turquia, passando por um gestor de pomares no Chile até uma família no Brasil, uma verdade se repete: a agricultura do futuro nasce onde biodiversidade, tecnologia e produtividade deixam de competir para se complementar. Esses agricultores mostram, na prática, que proteger o solo, valorizar a natureza e cuidar do ambiente não é apenas uma causa ambiental, mas uma forma de viver, prosperar e inspirar outros. Na COP30, ao reimaginar a sustentabilidade a partir dessas histórias reais, a UPL reforçou seu papel de dar visibilidade a heróis que o mundo muitas vezes não enxerga, mas que já estão construindo a nova realidade da agricultura, com menos impacto e produtividade superior”.

Heróis da Agrosfera

Durante toda a COP30, a UPL apresentou a Agrosfera, seu espaço exclusivo na AgriZone – área do evento criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No local, a empresa mostrou aos visitantes sua campanha global #AFarmerCan, que dá visibilidade a histórias reais de agricultores que estão transformando a agricultura em uma força positiva para o planeta com inovação e compromisso ambiental. Esses produtores mostram que é possível reduzir emissões de carbono, regenerar solos, conservar água e proteger a biodiversidade, inspirando o mundo a reconhecer que, se um agricultor pode, toda a sociedade também pode.

Sobre a UPL

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 15.000 registros. Estamos presentes em mais de 140 países, representados por mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar – incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais –, visite www.uplcorp.com/br e siga-nos no Linkedin, no Instagram e no Facebook.

Sobre a ORÍGEO  

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com.