Evento reuniu mais de 580 participantes e foi palco para a apresentação do portfólio completo da Utam ao público de food service, com degustações, demonstrações de equipamentos e troca de experiências entre profissionais do setor
Ribeirão Preto (SP), 11 de dezembro de 2025 – O Grupo Utam participou do Unique Food Show 2025, evento promovido pelo Grupo Unique nesta quarta-feira (10), no Espaço Hand Hoch, em Ribeirão Preto. A programação reuniu empresários, chefs, fornecedores e especialistas do setor de food service, com palestras, ativações e demonstrações de produtos, somando mais de 580 participantes ao longo do dia.
No estande da Utam, o público teve acesso a uma apresentação abrangente do portfólio da marca, com degustações e demonstrações de equipamentos voltados ao food service. Segundo Éder Garcia de Oliveira, supervisor de food service e barista da Utam, o espaço contou com máquina profissional de multibebidas e soluções em monodoses de café. “O público do Unique Food Show pôde conhecer e experimentar diferentes preparações de bebidas que compõem nosso mix de produtos”, destacou.
Além das monodoses, estiveram disponíveis cafés torrados e moídos, solúveis, cappuccinos, filtros e outras soluções desenvolvidas para atender operações de food service.
Para o coordenador de Food Service do Grupo Utam, Igor Rodrigues, a participação no evento ampliou o contato do público com a diversidade do portfólio da marca. “Foi uma experiência muito boa, que possibilitou uma maior proximidade do público com a diversidade de produtos que a unidade de negócios Utam Foodservice disponibiliza para o setor”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a estrutura do estande foi pensada para apresentar diferentes cafés em equipamentos distintos, evidenciando a capacidade da Utam de atender perfis variados de negócios do setor.
Posicionamento no mercado B2B
De acordo com Fabiana Aprile de Freitas Silveira, gerente de marketing do Grupo Utam, a presença no Unique Food Show vai ao encontro da estratégia da marca no mercado B2B.
“Participar da primeira edição do evento foi uma excelente oportunidade para apresentar nossos diferenciais para a variedade de negócios que o evento concentra. E o fato de acontecer em Ribeirão Preto torna tudo ainda mais especial para a Utam, nascida aqui há 56 anos”, afirmou.
Com atuação consolidada no setor cafeeiro, o Grupo Utam é pioneiro na produção nacional de cápsulas de alumínio compatíveis com os sistemas Nespresso e Dolce Gusto e se destaca também na fabricação de monodoses, ampliando sua oferta de soluções voltadas à padronização, eficiência operacional e atendimento ao food service.
Programação e troca de experiências
Destaque da programação, o chef de cozinha, empresário e apresentador de televisão Edu Guedes compartilhou relatos sobre carreira, empreendedorismo e adaptação ao mercado. Em sua palestra, relembrou os desafios enfrentados no início da trajetória e a importância de buscar alternativas.
“Nada na minha vida deu errado? Lógico que deu. Mas o começo pode dar errado, porém o fim quem determina é você”, afirmou. Ao contar sobre as dificuldades para vender seus primeiros livros, destacou a necessidade de diversificação. “Comecei a vender na banca de jornal. Não deu certo, fui vender de porta em porta. E lá se foram 12 milhões de livros vendidos, 9 milhões de revistas, buscando ao máximo encontrar alternativas.”
Edu Guedes também comentou sobre as transformações no mercado gastronômico e os preconceitos vivenciados no início da carreira. “Eu enfrentei dois preconceitos no começo da minha carreira, um por ser homem e estar na cozinha, e outro porque a culinária era menosprezada. A cozinha era escanteada para a área de serviço da casa, hoje me contratam para vender apartamento em que a cozinha está no centro da sala.” Ele encerrou reforçando a importância do planejamento profissional. “É muito importante calcular todos os passos que damos na nossa vida.”
Ribeirão Preto no cenário gastronômico
Organizador do evento, o consultor de gestão e diretor da Unique Academy, Marcelo Monteiro, destacou o objetivo de fortalecer Ribeirão Preto como polo gastronômico. “Acreditamos que Ribeirão Preto tem uma gastronomia tão boa quanto a de outras cidades e capitais reconhecidas. Por que não dar voz este setor?”, afirmou.
Segundo ele, a proposta do Unique Food Show é promover integração entre profissionais e ampliar a visibilidade dos talentos locais. “Quando juntamos todos, há uma força coletiva que faz o setor se desenvolver mais”, completou.
Além das palestras, o evento promoveu networking entre empresários e profissionais do setor. Para o proprietário de restaurantes Fabiano Oliveira, a iniciativa atende a uma demanda do mercado local. “É um espaço importante para o networking, para se conectar, fazer negócios e conhecer novas marcas e tecnologias do setor”, avaliou.

Equipe de baristas do Grupo Utam