fbpx

17 de dezembro de 2025 - 9:45h

A Folha Agrícola

Grupo Utam celebra 56 anos com campanha especial e promoção inédita para consumidores

Ação destaca presença da empresa no mercado de cafés e oferece benefícios exclusivos no e-commerce em produtos torrados e moídos, cápsulas e drips

Ribeirão Preto (SP), 16 de dezembro de 2025 – O Grupo Utam comemora 56 anos de atuação no mercado brasileiro de cafés neste dia 16 de dezembro e marca a data com uma campanha especial voltada aos consumidores, que revisita a trajetória da marca e reforça seu posicionamento nacional. A ação comemorativa teve início no dia 15 de dezembro e segue válida até o final deste dia 16, exclusivamente no e-commerce da marca.

Como parte da campanha, o Grupo Utam oferece uma condição promocional inédita: na compra de três produtos iguais, o quarto sai por apenas R$ 0,56. A promoção contempla as linhas Torrado e Moído, Cápsulas e Drips, o que contempla diferentes perfis de consumo e amplia  o acesso do público ao portfólio da empresa.

Com identidade visual inspirada no dourado — cor que simboliza o marco dos 56 anos — a ação reflete um momento de consolidação e expansão do Grupo Utam. Nos últimos anos, a empresa ampliou seu portfólio, modernizou embalagens, fortaleceu o e-commerce e intensificou estratégias de relacionamento com consumidores que buscam cafés de qualidade, tradição e consistência.

Inovação sem perder a essência

Fundado em 1969, o Grupo Utam construiu sua trajetória com base no rigor da seleção de grãos, em investimentos contínuos em tecnologia e no compromisso com toda a cadeia produtiva do café. Ao longo de mais de cinco décadas, a empresa diversificou suas operações, ampliou sua atuação nacional e se consolidou como referência tanto no varejo quanto no food service.

“Chegar aos 56 anos é celebrar uma história construída junto com nossos consumidores, clientes, parceiros, colaboradores, produtores e toda cadeia do setor. A Utam avançou, se modernizou, mas preservou o compromisso com a excelência que nos acompanham desde o início”, afirma Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam.

Promoção aproxima a marca do consumidor

A campanha comemorativa ressalta a estratégia do Grupo Utam de estreitar o relacionamento com o consumidor final e incentivar a experimentação de diferentes linhas do portfólio. A ação inclui desde cafés tradicionais torrados e moídos até cápsulas compatíveis e drips — categorias que vêm apresentando crescimento consistente no mercado e no e-commerce.

A campanha comemorativa utiliza o número 56 como elemento central da promoção. Na compra de três unidades de cafés torrados e moídos, cápsulas ou drips, o consumidor pode incluir a quarta unidade pelo valor simbólico de R$ 0,56. Além disso, nas compras a partir de R$ 149,90, os consumidores do Sul e Sudeste contam com frete grátis e para os consumidores do Centro Oeste, Norte e Nordeste, as compras superiores a R$ 299,00 oferecem frete gratuito.

“O objetivo é comemorar oferecendo ao consumidor a oportunidade de levar mais café para casa, experimentar novos blends e participar desse momento tão simbólico para nós. É um convite para celebrarmos juntos”, complementa Ana Carolina.

Presença digital e engajamento

A campanha de 56 anos se desdobra no ambiente digital com ativações nas redes sociais, participação da embaixadora Andressa Suita, ações direcionadas ao e-commerce e comunicação integrada nos canais digitais da marca. A linguagem visual destaca o número 56 e reforça a combinação entre tradição e inovação que orienta o posicionamento atual da empresa.

Sobre o Grupo Utam

Fundado em 1969, o Grupo Utam é uma das maiores indústrias brasileiras de café, com dois parques fabris localizados em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG). A empresa atua há 56 anos no mercado, oferecendo linhas completas para varejo, food service e consumo doméstico.

Com capacidade produtiva superior a 1.400 toneladas por mês, o Grupo Utam conta com cinco unidades de negócios e um portfólio diversificado que inclui cafés torrados e moídos, grãos especiais, cápsulas, drips e soluções para marcas próprias.

Unidades de negócios

  • Cafés torrados e moídos: marcas Utam, Momentos, Ribeirão, Biagini e Nilza
  • Grãos especiais: linhas Gourmet e Superior
  • Food Service: soluções completas para cafeterias, padarias e restaurantes
  • Single Cup (monodose): cápsulas compatíveis com Nespresso e Dolce Gusto, além de drip coffee
  • Marca própria: produção para mais de 100 marcas de grãos e 300 marcas de dose única

Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam alia matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada e equipes especializadas acompanhando cada etapa da produção.

Destaque no ranking da ABIC

O Grupo Utam conquistou recentemente a 12ª posição entre as maiores indústrias de café do Brasil e a 4ª no Estado de São Paulo, segundo ranking da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Endereços na internet:

Document

Cotações Agrícola

Milho

R$ 69,02

Soja

R$ 133,99

Trigo

R$ 79,61

Feijão

R$ 143,36

Boi

R$ 306,40

Suíno

R$ 7,88

Leite

R$ 2,74

Leia mais