fbpx

7 de janeiro de 2026 - 11:17h

A Folha Agrícola

StoneX anuncia nova liderança no Brasil e reforça agenda de expansão, diversificação e ganho de escala

Transição planejada fortalece continuidade, proximidade com clientes e aposta em tecnologia para acelerar crescimento no país

A StoneX, grupo global de serviços financeiros, informou que Glauco Monte assumiu em 1º de janeiro de 2026 como CEO da StoneX no Brasil, em movimento que marca uma nova etapa de crescimento e diversificação no país.

A mudança ocorre após a transição de Fabio Solferini, que liderou a operação no Brasil e no Paraguai por 15 anos, e passa a atuar como Presidente do Conselho. O executivo Fernando Mazzanti assume como Vice-presidente no Brasil.

A transição sucede um ciclo de consolidação da operação no país. Em 2025, a StoneX completou 20 anos no Brasil.

Transição planejada e continuidade

Segundo a companhia, a sucessão foi estruturada ao longo do último ano para assegurar continuidade operacional e estabilidade para clientes e equipes.

“Foram 15 anos de muitos desafios, especialmente no começo, mas tenho muito orgulho do que construímos: saímos de uma operação menor para um negócio relevante no Brasil e no mundo. Acredito que os próximos anos podem ser ainda melhores, com novos desafios e uma velocidade maior no futuro”, afirma Fabio Solferini, que permanece ligado à StoneX como Presidente do Conselho Executivo.

Glauco Monte, que atuava à frente da área de commodities, afirmou que a empresa manterá o foco em proximidade com o cliente, inovação e integração de serviços.

“Queremos acelerar a adoção de novos produtos e o uso de tecnologia para ganhar escala nos próximos anos, além de ampliar um ecossistema integrado, em que o cliente tenha acesso a gestão de risco, captação de recursos e mercados globais com mais informação e eficiência”, diz Glauco Monte.

Brasil como eixo estratégico e foco no cliente

A StoneX afirma que a operação brasileira segue como mercado estratégico e que a proximidade com o cliente continuará como diferencial competitivo.

“Nossa principal força sempre foi estar próximo dos clientes e isso precisa ser preservado. É essa proximidade que sustenta relações de longo prazo e um serviço percebido como diferenciado”, destaca Fernando Mazzanti.

Prioridades: democratização da gestão de risco, novos mercados e plataforma financeira

A StoneX destaca como diretrizes para o próximo ciclo:

– Massificar o acesso à gestão de risco, ampliando conhecimento e soluções de hedge para clientes de diferentes portes;

– Manter apoio contínuo ao agronegócio em diferentes ciclos, incluindo novas frentes de financiamento e estruturas de finanças corporativas;

– Avançar na diversificação, com expansão para mercados como energia elétrica (trading físico) e leite;

– Ampliar a plataforma bancária no país, conectando câmbio, crédito, hedge e estruturação, com foco em oferecer uma jornada mais integrada ao cliente;

– Ganho de escala com novas verticais previstas para 2026, incluindo StoneX Trading (negociação autônoma) e Banco Comercial.

Marcos do ciclo anterior

Durante a gestão de Solferini, a StoneX ampliou capilaridade e infraestrutura local. Entre os marcos, a companhia destaca:

– 17 escritórios no Brasil e 2 no Paraguai;

– Abertura da StoneX Banco de Câmbio (2018);

– Aquisição da trading suíça CDI-Société Cotonnière de Distribution S.A. (2022);

– Ampliação de capacidades em gestão de riscos, corretagem, mercado de capitais (dívida), M&A, investimentos, trading e consultoria.

No plano global, a StoneX cita a aquisição, em 2025, da corretora de futuros R.J. O’Brien, alinhada à estratégia internacional de crescimento e sinergias.

Biografias

Fabio Solferini

Presidente do Conselho

Fabio Solferini foi nomeado CEO da StoneX Brasil em 2010, liderando a expansão dos negócios no país. Em 2022, conduziu a aquisição da Trading suíça CDI-Société Cotonnière de Distribution S.A. (CDI), atuando como Presidente de Administração do Conselho. Solferini tem mais de 45 anos de experiência no mercado financeiro, onde construiu uma carreira sólida em instituições internacionais, sendo que antes de ingressar na StoneX, ocupou a posição de CEO Standard Bank por 12 anos.

Glauco Monte

CEO

Glauco Monte é CEO da StoneX Brasil, onde atua há mais de 20 anos. Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas, possui vasta experiência no setor de serviços financeiros, atuando em posições de liderança estratégica para garantir a melhor gestão de riscos, considerando a expansão e a perpetuidade das organizações.

Fernando Mazzanti

Vice-presidente

Fernando Mazzanti é Vice-presidente da StoneX Brasil, com mais de 20 anos de experiência no setor bancário. Ingressou na empresa em 2010, liderando operações de câmbio em Nova York e, posteriormente, estruturou a criação do Banco de Câmbio no Brasil, aprovado pelo Banco Central em 2018. Desde 2019, atua no país à frente da expansão e consolidação das operações locais.

Sobre a StoneX

A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 80 escritórios pelo mundo, conectando mais de 480 mil clientes em 180 países. No Brasil, atua em estratégias de gestão de riscos, banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e consultoria de soluções sustentáveis.