fbpx

14 de janeiro de 2026 - 16:06h

A Folha Agrícola

Nematoides desafiam o campo e bactéria do gênero Bacillus se consolida como aliada dos agricultores 

Avanços em pesquisa e inovação consolidam o uso de microrganismos benéficos como solução eficiente para proteger soja, milho e algodão, entre outros cultivos importantes 

O manejo dos nematoides é um dos grandes desafios da agricultura brasileira, especialmente em culturas de elevada importância econômica, como soja, milho e algodão. Essas pragas atacam diretamente as raízes das plantas e causam prejuízos de até R$ 35 bilhões anuais em diversas culturas, segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN).  O uso de bionematicidas à base de microrganismos benéficos, especialmente bactérias do gênero Bacillus, vem se destacando como uma das estratégias mais eficazes e sustentáveis para o controle dessas pragas. 

“Nematoides, como Meloidogyne e Heterodera glycines (que atacam plantações de soja), prejudicam a absorção de água e nutrientes, além de abrirem portas para a entrada de outros patógenos, como fungos e bactérias, resultando em morte prematura da planta. Atualmente, o controle de nematoides é predominantemente realizado com bionematicidas, enquanto os nematicidas químicos vêm perdendo espaço devido a perda da eficiência agronômica”, explica Bruno Neves, gerente técnico da BRQ Brasilquímica. 

Este cenário é reflexo dos investimentos em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de soluções à base de microrganismos eficientes em biocontrole. “Esse agente biológico (Bacillus) atua por múltiplos mecanismos, incluindo a produção de metabólitos tóxicos aos nematoides, a competição por espaço e nutrientes no solo, além da indução de resistência sistêmica nas plantas Essa multifuncionalidade torna o manejo mais eficiente e promove benefícios adicionais, como o fortalecimento do sistema radicular e a melhoria da saúde do solo, além de reduzir riscos ambientais, aumentando a rentabilidade do sistema produtivo”, destaca Bruno Neves. 

Além da eficácia direta, os bionematicidas apresentam a vantagem de integração fácil ao manejo agrícola, podendo ser aplicados em conjunto com outros insumos, desde que observada a prévia compatibilidade de mistura entre produtos. Sua adoção deve ser sempre associada a estratégias de manejo integrado de nematoides, incluindo rotação de culturas, variedades tolerantes ou resistentes, defensivos químicos e indutores de resistência de plantas. As boas práticas culturais e o uso equilíbrio de corretivos e fertilizantes são fortes aliados nesse manejo. Esses conceitos integrados ampliam os ganhos produtivos e econômicos das lavouras. 

“Bionematicidas já ocupam papel central no manejo de nematoides no Brasil, mas o futuro aponta para uma adesão ainda maior. Com investimentos crescentes da indústria, avanços na formulação e seleção de novas cepas, a participação de mercado deve se expandir. É a agricultura brasileira, mais uma vez, dando exemplo ao mundo, consolidando os biológicos não apenas como alternativa, mas como pilar estratégico do manejo fitossanitário”, ressalta o gerente técnico. 

Sobre a BRQ Brasilquímica 

A BRQ Brasilquímica é uma empresa brasileira especializada na produção insumos para a agricultura, visando a nutrição de plantas. Fundada em 1995 e com sede em Batatais (SP), desenvolve e comercializa soluções inovadoras, contribuindo para a geração de valor ao agronegócio por meio de produtos de alta qualidade e resultados de grande performance, com a missão de possibilitar aos produtores rurais ganhos de rentabilidade por área. Seu portfólio inclui inoculantes, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, biofertilizantes e matérias-primas para a agricultura e pecuária. Com moderna infraestrutura industrial e laboratorial, prima pelo rigoroso controle de qualidade de toda cadeia de insumos até o produto final. Sua equipe capacitada, com cerca de 250 profissionais, garante a excelência dos negócios e a satisfação dos clientes, inclusive com uma atuação em modelos de B2B e B2C. Para mais informações, acesse www.brasilquimica.com.br.