Obra integra ação do Projeto Sindicato Protagonista e evidencia o papel da Comissão de Mulheres na preservação da memória sindical
O Sindicato Rural de Renascença lançou, no dia 18 de dezembro, o livro que registra os 47 anos de história da entidade. A obra reúne fatos, memórias e acontecimentos que marcaram a trajetória do sindicato e o desenvolvimento da comunidade rural do município. O evento de lançamento contou com a presença da prefeita, Fabieli Manfredi, vereadores, representantes do Sistema FAEP, lideranças sindicais e familiares de ex-presidentes da entidade, que ajudaram a construir a história da entidade.
Escrito por Niva Rosa Blachenssen, o livro é uma iniciativa da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Renascença, como parte do Projeto Sindicato Protagonista, desenvolvido pelo Sistema FAEP, em parceria com a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF).
“A construção do livro foi um processo intenso, já que a obra resgata 47 anos de história do sindicato, envolvendo diferentes gestões e famílias que ajudaram a fundar e conduzir a entidade. É um orgulho registrar essa história, já que Renascença sempre foi um sindicato ativo desde a sua fundação. O apoio do Sistema FAEP, por meio do Projeto Sindicato Protagonista, tem sido fundamental para manter o sindicato fortalecido e representativo”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Renascença, Edson Siliprandi.
Ao longo de quase cinco décadas, o Sindicato Rural de Renascença contou com o apoio institucional da FAEP em diferentes momentos. A entidade participou ativamente das conquistas da região, apoiando ações e projetos. Hoje, após a reestruturação, a entidade é referência local de representatividade.
“Preservar a memória de qualquer sindicato é reconhecer a importância do trabalho coletivo e do sistema sindical rural ao longo dos anos. O Sindicato Rural de Renascença sempre foi ativo, contribuiu de forma decisiva para as conquistas na região e é um exemplo de organização sindical forte, que faz a diferença para os produtores rurais”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Protagonismo feminino
Segundo a coordenadora técnica da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), Kelli Cristine Cardoso, a obra reflete o protagonismo feminino no fortalecimento sindical e amplia a compreensão sobre a atuação coletiva do sindicato em defesa dos produtores rurais.
“O livro registra todas as lutas que o sindicato travou em prol do produtor rural, às vezes desconhecidas pela própria comunidade”, destaca Kelli.
Projeto Sindicato Protagonista
O Projeto Sindicato Protagonista é uma iniciativa do Sistema FAEP, em parceria com a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), com o objetivo de fortalecer os sindicatos rurais do Paraná. O projeto oferece consultoria, planejamento estratégico e apoio institucional, com metas e ações que contribuem para aumentar a representatividade, a sustentabilidade e a atuação das entidades sindicais no Estado.
O evento de lançamento também evidenciou o engajamento da Comissão Local de Mulheres. Toda a programação, incluindo o café colonial servido aos convidados, foi resultado de conhecimentos adquiridos em cursos do Sistema FAEP, reforçando a integração entre capacitação, protagonismo feminino e desenvolvimento local.