Modelo técnico orienta o ponto ideal de corte do milho para maximizar amido, digestibilidade e eficiência na produção leiteira
Definir o momento correto de colheita do milho é um dos fatores mais determinantes para o sucesso da silagem e para o desempenho de vacas leiteiras. Isto porque as colheitas fora do ponto ideal comprometem o teor energético, a digestibilidade da fibra e a estabilidade da fermentação. E é visando sanar este ponto crítico da produção leiteira, que a De Heus estruturou o Conceito Optimaize, uma metodologia que transforma o ponto de colheita do milho em uma decisão estratégica, que é acompanhada de perto por uma equipe de assistência técnica especializada no campo.
De acordo com Diego Coró, Nutricionista de Ruminantes de Leite da De Heus, o Optimaize foi desenvolvido para garantir o máximo aproveitamento nutricional da silagem. “Trata-se de um conceito técnico da De Heus, focado em determinar e aplicar o ponto ótimo de colheita do milho para silagem, com o objetivo de maximizar o teor de amido, a digestibilidade da fibra e a matéria seca útil por hectare”, explica.
O conceito está totalmente integrado à rotina de atendimento técnico da empresa. Na prática, ele funciona como um guia que orienta desde a escolha do híbrido de milho mais adequado até a definição do momento exato da colheita. Durante as visitas às propriedades, os técnicos da De Heus utilizam o Optimaize como uma ferramenta prática para avaliar o estágio de maturidade, o teor de matéria seca, a linha de leite dos grãos e as regulagens dos equipamentos de colheita.
A partir dessas avaliações, a equipe da De Heus orienta o produtor sobre o ponto ideal de colheita, realiza a análise da linha de leite, mede ou indica a medição da matéria seca e apresenta recomendações detalhadas sobre o manejo, o processamento e a conservação da silagem. O acompanhamento se estende às etapas mais complexas do processo, incluindo a avaliação dos talhões, a identificação de diferenças de maturação, a confirmação do ponto correto e da programação de corte, além do suporte durante a colheita, a compactação e a selagem do silo.
“O conceito é repassado como procedimento técnico aplicado na rotina da silagem e sua implantação é acompanhada presencialmente nas etapas mais críticas”, destaca Coró, reforçando que a proposta da De Heus vai além do fornecimento de produtos, priorizando a entrega de conhecimento técnico aplicado à realidade de cada propriedade.
SOLUÇÃO OFERECE UM PROGRAMA COMPLETO DE SUPORTE NO CAMPO
O Optimaize pode ser aplicado por todos os produtores de leite que utilizam silagem de milho, com resultados diretos na qualidade do volumoso. “A colheita no ponto correto eleva o teor de amido, permitindo que o grão atinja seu máximo potencial energético. Além disso, o corte antecipado à lignificação excessiva da planta melhora significativamente a digestibilidade da fibra. A manutenção da matéria seca em níveis adequados favorece a fermentação, reduz perdas, minimiza a formação de chorume e diminui o risco de fermentações indesejadas”, destaca o nutricionista da De Heus.
Outro ganho relevante é a melhora na compactação do silo, com menor presença de oxigênio e a redução da deterioração aeróbica após a abertura, o que assegura melhor conservação da silagem ao longo do tempo.
Tudo isso, segundo Diego Coró, reflete diretamente na produção de leite. “O Optimaize contribui para aumentar a produção de leite porque o amido é uma das principais fontes de energia para as vacas leiteiras, por isso, colher o milho no ponto ideal aumenta o teor energético da silagem”, afirma. Ele acrescenta que silagens de melhor qualidade favorecem o consumo, a saúde ruminal e a eficiência alimentar. “Mais energia por hectare significa mais litros de leite produzidos a partir da mesma área plantada, além de menos perdas no silo, o que aumenta a consistência da dieta e reduz os custos”, completa o profissional.
Com o Conceito Optimaize, a De Heus reforça o seu posicionamento como parceira estratégica do produtor de leite, oferecendo não apenas soluções nutricionais, mas um programa completo de suporte técnico no campo, alinhado às necessidades reais do pecuarista, contribuindo de forma integral para promover maior produtividade, eficiência e sustentabilidade na produção.
SOBRE A DE HEUS
Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de 113 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 90 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores. Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as seis principais empresas de nutrição animal no mundo. Presente no Brasil há mais de 12 anos, possui seis unidades fabris: duas em Rio Claro (SP), Apucarana (PR), Toledo (PR), Guararapes (SP) e Itaberaí (GO); uma unidade administrativa em Campinas (SP) e um centro de distribuição, em Bezerros (PE).