fbpx

6 de fevereiro de 2026 - 12:00h

A Folha Agrícola

Inovações para o campo e lançamentos marcam presença da Embrapa no Show Rural

A Embrapa marca presença no Show Rural Coopavel com soluções inovadoras e lançamentos de destaque, como as cultivares de feijão BRS ELO FC424, BRS FC429, BRS FP426 e BRS FP327, além da publicação sobre Tecnologia de Aplicação de Pesticidas. As inovações abrangem produção animal, grãos, hortaliças, frutíferas, forrageiras, tubérculos e bioinsumos, além de sistemas de produção e gestão. As tecnologias serão demonstradas em três espaços: a Casa da Embrapa, a Vitrine de Tecnologias e a Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital).

A Embrapa participará da feira apresentando tecnologias de dez unidades de pesquisa: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Hortaliças, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Pantanal, Embrapa Soja e Embrapa Suínos e Aves, reafirmando o compromisso da Embrapa com o desenvolvimento da agropecuária.

LANÇAMENTOS

Publicação Tecnologia de Aplicação de Pesticidas – A tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários é crucial para a eficiência e segurança na produção de alimentos. Para mitigar dificuldades em campo, a Embrapa Soja e a Unicentro reuniram orientações sobre o tema na publicação Tecnologia de Aplicação de Pesticidas, disponível no site da Embrapa. Respeitar critérios técnicos, condições ambientais e investir em capacitação são medidas fundamentais para garantir a produtividade com segurança para o aplicador, o consumidor e o meio ambiente.

Novas Cultivares de Feijão

BRS ELO FC424: Feijão carioca com elevado potencial produtivo. Foco na Região Sul, com potencial de expansão para o Centro-Oeste e Nordeste.

BRS ELO FC429: atende a uma demanda de alto valor agregado no mercado de feijão carioca – o escurecimento lento dos grãos. Esta característica oferece mais flexibilidade de comercialização ao agricultor e maior tempo de prateleira para a indústria.

BRS FP426: Feijão preto focado em segurança agronômica e estabilidade produtiva em áreas de risco sanitário, como solos com histórico de doenças ou irrigação por pivô central.

BRS FP327: Feijão preto de ciclo precoce e alta produtividade, ideal para produtores que buscam retorno rápido e eficiência no manejo.

VITRINE DE TECNOLOGIAS – Aliando genética, produtividade e sustentabilidade, a Embrapa expõe variedades de soja, feijão, mandioca e forrageiras.

Efeito Poupa-terra – O conceito de poupa-terra está ligado à intensificação sustentável da produção. Por meio da tecnologia, amplia-se a produção, evitando abrir novas áreas. Na Vitrine, será possível visualizar o impacto ao longo das décadas: em 1975, a produtividade média da soja exigia 1 hectare para produzir 2 mil quilos. Com os avanços tecnológicos, nos anos de 1980, a área necessária caiu para 0,86 ha. Nos anos 1990, para 0,68 ha. Em 2000, o mesmo volume foi produzido em apenas meio hectare e, em 2020 apenas em 0,44 ha, demonstrando a eficiência tecnológica.

Variabilidade da soja – Plantas anãs, com folhas onduladas ou estreitas são curiosidades que a Embrapa apresenta em sua Vitrine de Tecnologias. Pesquisadores selecionaram diferentes tipos entre os 65 mil acessos do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) — uma das três maiores coleções do mundo. O objetivo é mostrar como a variabilidade genética se expressa em características visuais (fenotípicas) pouco conhecidas.

Boas práticas na produção de soja – O destaque vai para a redução de gases de efeito estufa (GEE) por meio de boas práticas agrícolas. A proposta replica o modelo da Vitrine de Soja Baixo Carbono da Embrapa Soja, que aproveita a entressafra para diversificar o sistema com plantas como braquiária e crotalária. Essa estratégia forma palhada e melhora a qualidade física, química e biológica do solo pelo aporte de carbono e nitrogênio (no caso da crotalária), elementos essenciais para a formação da matéria orgânica do solo.

Além destas iniciativas, também será apresentado na Vitrine o Protocolo Carne Baixo Carbono e a alta genética das forrageiras Embrapa, com destaque para as cultivares BRS Oquira, Bela, Guatã, Integra, Paiaguás, Tamani, Quênia e Sarandi, oferecendo soluções robustas para intensificação e sustentabilidade das pastagens. O visitante ainda poderá conferir as opções disponíveis indicadas para a região de variedades de mandioca de mesa e para o uso industrial, além das novas cultivares de feijão.

Casa da Embrapa – Os avanços da pesquisa serão apresentados em cinco eixos que mostram o equilíbrio entre produtividade, redução de custos e sustentabilidade. O manejo fitossanitário é um dos destaques da Casa. O monitoramento contínuo de lavouras de soja no Paraná, realizado há 12 safras pela Embrapa Soja, IDR-Paraná e parceiros, demonstra resultados expressivos na redução de custos e aplicação de agrotóxicos. Nas últimas quatro safras, áreas assistidas reduziram o uso de inseticidas de três para apenas uma aplicação por ciclo. No manejo de doenças, a média caiu de 3,3 para 2,2 aplicações de fungicidas. A adoção da coinoculação (bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum) também impulsionou a produtividade: na safra 2024/2025, áreas assistidas atingiram 3.916 kg/ha, superando as médias paranaense (3.663 kg/ha) e nacional (3.561 kg/ha). A tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários também interfere em processos que influenciam a eficiência e a segurança da produção.

A evolução dos bioinsumos será apresentada em uma linha do tempo, mostrando desde o pioneirismo na soja em 1979, o desenvolvimento de biopesticidas e inoculantes para milho e trigo, até as soluções mais atuais.


Os visitantes ainda terão acesso a inovações digitais para a agricultura e produtos focados em biológicos e manejo integrado, como os aplicativos Guia InNat e Restaura Mata Atlântica, o bioinsumo Combio, o composto fermentado bokashi, o dispositivo EcoVolver para morangueiros, o BioAS (Bioanálise do Solo) e a Plataforma Saúde do Solo BR.


A excelência genética ganha destaque com a BRS DC25 (Fênix), primeira cultivar de morango 100% nacional. Além disso, será apresentada a diversidade do programa de melhoramento de feijão, com diferentes tipos de grãos desenvolvidos para aliar produtividade às demandas do produtor.


No campo da gestão ambiental e a biosseguridade na suinocultura serão apresentados o EcoPiggy, para assistência técnica digital na adubação orgânica, e o BiosSui, focado no monitoramento sanitário. Outras ferramentas incluem o SGAS, para automação de licenciamentos, e o Sistrates, que trata dejetos gerando energia e fertilizante. Além da apresentação de técnicas para a compostagem segura de carcaças animais.

VITRINE TECNOLÓGICA DE AGROECOLOGIA  –  A Embrapa, em conjunto com uma rede de parceiros, participa da Vitrine Tecnológica de Agroecologia – Vital, onde serão mostradas mais de 15 tecnologias indicadas para a agricultura familiar e a produção orgânica. A vitrine está organizada em 8 espaços temáticos.

A Embrapa Hortaliças mostrará, em cultivo protegido, os tomates BRS Zamir, BRS Iracema e BRS Nagai e em parcelas de campo a berinjela Ciça e as pimentas BRS Seriema, BRS Mari, RS Moema, BRS Tuí, BRS Juruti, BRS Nandaia, BRS Araçari e BRS Sarakura. As cultivares ainda estarão demonstradas na Área de Olericultura (Estufa) do IDR-Paraná.

A Embrapa Pantanal demonstrará o uso de leguminosas e culturas de cobertura para recuperação de solos degradados ou compactados. Entre as espécies utilizadas estão as mucunas, as crotalárias (spectabilis e ochroleuca), o feijão guandu Iapar Aratã, além de trigo mourisco e milheto.


A Embrapa Clima Temperado apresentada a cebola BRS Prima, que possui alta concentração de quercetina, tolerância a doenças foliares e excelente conservação pós-colheita, facilitando o escalonamento comercial. Também destacará variedades de batata-doce biofortificadas com betacarotenos (Beauregard, CIP BRS Nuti) e antocianinas (BRS Cotinga e BRS Rubissol). Outro destaque será o morango BRS DC25 (Fênix), que será apresentado na forma de mudas, e que se caracteriza por ser a primeira cultivar de morango nacional desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Embrapa.


Para a alimentação animal em períodos de seca ou geada, serão apresentadas alternativas de suplementação nutricional, como os capins Kurumi e Capiaçu, desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite.


Também estarão na VITAL o girassol BRS 323, a soja convencional BRS 539 e soja convencional BRS 267, utilizada para consumo de grão verde (Edamame), todas desenvolvidas pela Embrapa Soja. O arroz de sequeiro BRS A502 da Embrapa Arroz e Feijão e a mandioca amarela BRS 429 da Embrapa Mandioca e Fruticultura também serão mostradas. Todas as cultivares conduzidas em sistema de cultivo orgânico.