O preço da carne de frango do Brasil foi o terceiro mais competitivo do mundo em 2025, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos. Os dados são da ONU e foram compilados e analisados por pesquisadores do Cepea.
Segundo o levantamento, a competitividade do produto brasileiro ajudou a impulsionar as exportações, que registraram o melhor resultado para um mês de janeiro desde o início da série histórica da Secex, iniciada em 1997. No primeiro mês de 2026, os embarques superaram 459 mil toneladas.
O volume exportado em janeiro cresceu 3,6% em relação ao mesmo período de 2025 — que até então detinha o recorde para o mês —, embora tenha apresentado queda de 10% frente a dezembro, quando as exportações ultrapassaram 510 mil toneladas.
Outro fator considerado positivo para o setor é o forte direcionamento da produção brasileira ao mercado externo. Com base em dados do USDA, o Cepea destaca que, em 2025, os Estados Unidos destinaram 86% da produção de frango ao consumo interno, enquanto a China utilizou 95%. Já o Brasil direcionou 67%, mantendo maior participação nas exportações globais.
Fonte: Cepea