Cepea, 6/04/2026 – A maior parte das empresas reduziu os dias de trabalho na semana passada por conta do feriado da sexta-feira, 3 (Paixão de Cristo), ao mesmo tempo em que produtores seguiram limitando a comercialização, seja pela rentabilidade, seja pelo recesso no período.
De acordo com pesquisadores do Cepea, este cenário resultou em menor volume de esmagamento, tendo mantido os preços praticamente estáveis no período. Segundo o Centro de Pesquisas, com o objetivo de se capitalizar, muitos produtores sinalizam uma retomada mais expressiva da comercialização no curto prazo.
No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a volta das chuvas, a partir desta semana, na maioria das regiões produtoras, o que deve afetar a colheita em parte das áreas e manter a oferta ainda abaixo das expectativas, em um cenário de demanda aquecida.
Fonte: Cepea