Empresa aposta em tecnologias consagradas no mercado para o controle de pragas e doenças nos cultivos de HF
A IHARA, referência em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, participa de mais uma edição da Hortitec 2026, que será realizada entre os dias 17 e 19 de junho, em Holambra (SP). Durante o evento, a empresa apresentará seu portfólio de soluções para Hortifruti, com tecnologias voltadas ao manejo eficiente de pragas e doenças, contribuindo para maior segurança, produtividade e rentabilidade no campo.
Entre os destaques está o lançamento do inseticida ZEUS para o cultivo da batata, além do inseticida ELEITTO e dos fungicidas TOTALIT, COMPLETTO e MONCUT, reconhecidos pelo desempenho no manejo fitossanitário de diferentes cultivos.
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, João Silvatti, o segmento de HF sempre teve grande importância para a companhia. “A IHARA possui um portfólio robusto e investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer tecnologias inovadoras e de alta performance. Buscamos manter o pioneirismo da marca no setor, sempre com o objetivo de apoiar o produtor com soluções eficientes, que tragam mais tranquilidade no manejo e contribuam para a produtividade, a qualidade e a rentabilidade no campo”, destaca.
Inovação e manejo estratégico impulsionam produtividade em HF
O mercado brasileiro de batata passa por um período de ajustes estratégicos, impulsionado por desafios climáticos e oscilações econômicas relevantes. Para a Safra de Inverno 2026, as projeções iniciais indicam leve retração na produção, cenário que pode resultar em mais um ciclo de margens apertadas para o setor. Diante disso, a eficiência operacional se torna fator cada vez mais decisivo para a rentabilidade do produtor, segundo relatório divulgado pelo Cepea (HF Brasil/ESALQ).
A cultura do tomate deve manter expectativa de rentabilidade positiva em 2026, mesmo diante de um cenário de leve retração de área de cultivo, segundo dados do CEPEA. A produtividade tende a seguir sustentada por avanços no manejo, adoção de tecnologias e maior eficiência produtiva no campo. No entanto, fatores como oscilações climáticas, pressão de doenças e custos elevados exigirão ainda mais atenção do produtor ao manejo fitossanitário e ao planejamento da lavoura para garantir produtividade e rentabilidade.
“Diante desse cenário, o monitoramento constante das lavouras, aliado à adoção de programas integrados de proteção, à rotação de mecanismos de ação e ao uso correto de defensivos, torna-se fundamental para reduzir perdas e preservar a sanidade das plantas”, explica Silvatti.
Nesse contexto de maior pressão por produtividade, eficiência operacional e proteção fitossanitária, os produtores poderão conferir no estande da IHARA as tecnologias voltadas ao manejo estratégico de doenças e pragas que impactam diretamente a qualidade e o desempenho das culturas HF. A empresa acaba de lançar o ZEUS, inseticida mais sistêmico do mercado para o controle da vaquinha-da-raiz (Diabrotica speciosa) na cultura da batata. Aplicado no sulco de plantio, o produto é rapidamente absorvido, conferindo proteção à batata-semente e à nova planta gerada. Essa tecnologia proporciona proteção mais rápida e prolongada contra os insetos.
Outra solução é o ELEITTO, inseticida multipragas especialmente desenvolvido para mais de 45 culturas. Possui amplo espectro de ação e baixo período de carência, controlando pragas que ameaçam a produtividade e qualidade das frutas e hortaliças, entre elas: a mosca-das-frutas, a mosca-branca, o pulgão e a mosca-minadora. Além disso, Eleitto pode ser aplicado em qualquer fase da cultura, até mesmo próximo da colheita devido à sua ação de choque, que elimina o inseto rapidamente, e longo residual, mantendo sua proteção por mais tempo, com vigor e qualidade.
Na linha de fungicidas está o TOTALIT, tecnologia indicada no controle de doenças como requeima (Phytophthora infestans) e mancha-de-alternaria (Alternaria solani). Com ação sistêmica e de contato, a tecnologia proporciona amplo período de proteção e auxilia no manejo de resistência, mesmo em condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento dos patógenos.
Já o COMPLETTO é um fungicida utilizado nos cultivos da batata e tomate, especialmente em cenários de maior pressão de doenças. A tecnologia atua de forma sistêmica, oferecendo ampla proteção e controle da requeima e do míldio, comuns em períodos de temperaturas amenas e alta umidade. Pode ser aplicada em qualquer fase do ciclo de desenvolvimento da cultura.
Para a cultura da batata, a empresa também destaca o MONCUT, fungicida indicado para o controle da rizoctoniose (Rhizoctonia solani). A solução contribui para o aumento da porcentagem de batatas especiais e melhora a qualidade da pele, além de proporcionar maior uniformidade ao estande, protegendo estolões, ramas e tubérculos.
“A participação da IHARA na Hortitec nos permite apresentar soluções alinhadas aos desafios do campo e, ao mesmo tempo, ouvir o agricultor para compreender suas necessidades e contribuir com tecnologias que apoiem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade”, afirma o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA.
Sobre a IHARA
A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que, há mais de 60 anos, leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa, sendo uma marca que possui a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais, somando mais de 60 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.