Brasil é tricampeão na categoria de robôs de LEGO. Equipe do Rio Grande do Sul ficou entre as finalistas com projeto de impacto social que ofereceu suporte às pessoas afetadas pelas enchentes
É oficial: a temporada FIRST Dive 2024/2025 chegou ao fim — e os brasileiros fizeram bonito! Na etapa mundial da maior competição de robótica do mundo, realizada em Houston (EUA), as equipes do Brasil conquistaram 7 prêmios.
Na categoria com robôs de LEGO, alunos do SESI conquistaram o primeiro lugar e garantiram o título de tricampeão para o Brasil. Já na categoria mais avançada, os competidores ficaram entre os finalistas do prêmio mais importante de impacto social e garantiram prêmios de engenharia, ascensão e destaque na primeira participação.
>> Confira as fotos da competição no Flickr da CNI.
A delegação, liderada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), foi composta por 18 equipes do Brasil, que se destacaram entre mais de 15 mil estudantes de 17 países, mostrando talento, inovação e espírito de equipe. Veja, a seguir, os prêmios que os brasileiros ganharam:
FIRST LEGO League Challenge (FLLC)
- SESI Heroes (SP) – Champion´s Award (primeiro lugar do mundo).
- Biotech (SP) – Champion’s Finalist (finalista entre as cinco melhores).
- Wise Foxes (SP) – Innovation Project Award Winner (melhor projeto de inovação). Saiba mais sobre o projeto aqui.
É o segundo ano consecutivo que os estudantes do SESI conquistam o primeiro lugar nessa categoria. Com esse prêmio, o país é tricampeão.
FIRST Robotics Competition (FRC)
- #1156 UNDER CONTROL (RS) – Impact Award Finalist.
Prêmio que reconhece a atuação dos estudantes na disseminação dos conhecimentos e valores da robótica educacional na sociedade. Dentre várias iniciativas, no último ano a equipe ofereceu suporte às pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
- #9199 SESI SENAI Sharks (SP) – Engineering Inspiration Award na divisão Daly.
O prêmio comemora o sucesso notável em promover o respeito e a apreciação pela engenharia dentro da escola ou organização e comunidade de uma equipe.
- #9459 SESI SENAI RPRT Hawks (SP) – Rising All-Star Award na divisão Archimedes.
Prêmio que celebra a equipe que, mesmo com as dificuldades de ser jovem, tem persistido superando os desafios. Isso devido a equipe ser novata ou ter passado por uma recente rotatividade de membros.
- #10466 Federal Force (DF) – Roockie All-Stars Award na divisão Archimedes.
Prêmio para equipe novata que mais compreendeu os valores e a missão de um time de FRC e tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e tecnologia.
O mundial de robótica da FIRST é realizado anualmente nos Estados Unidos e reúne cerca de 15 mil estudantes, com idades entre 6 e 19 anos, representando 50 países.
Neste ano, a delegação brasileira contou com 280 participantes, entre competidores, mentores e técnicos. As equipes representaram escolas do SESI, além de instituições públicas e privadas de seis estados e do Distrito Federal: São Paulo (10 equipes), Distrito Federal (2), Santa Catarina (2), Maranhão (1), Sergipe (1), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).
Saiba mais sobre cada modalidade
FIRST LEGO League Challenge (FLLC): na modalidade iniciante, alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática Arte.
FIRST Tech Challenge (FTC): estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.
FIRST Robotics Competition (FRC): a categoria mais avançada envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.
Histórico de sucesso
Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante FIRST LEGO League Challengue (FLLC).