Estar ao lado do agricultor é o segredo para criar soluções eficazes e alinhadas às suas necessidades. Essa é a visão da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL especializada em soluções sustentáveis e gestão integrada para o Cerrado, segundo Mauro Nunes, Chief Financial Officer (CFO) da empresa.
A ORÍGEO, fundada em 2022, se diferencia porque não funciona como uma revenda ou distribuidora, ela sim é uma empresa de atendimento direto com 100% do foco em grandes produtores do Brasil. Segundo Nunes, “atuamos como uma empresa de soluções, unindo o dia a dia do campo com inovação, serviços, crédito, tecnologia e boas práticas de gestão”. Esse modelo possibilita ao cliente encontrar em um único local o suporte necessário para enfrentar os desafios do campo – que não são poucos.
A proximidade com o produtor é parte da missão da ORÍGEO. “Nosso escritório é no campo.” Para o CFO, essa presença constante possibilita a integração “desde insumos e crédito até barter e comercialização. Hoje, já atendemos mais de mil e quinhentos grupos econômicos no MATOPIBAPA, Mato Grosso e Rondônia”, destaca.
Essa forma de atuação também transformou a própria visão de Mauro Nunes como diretor. Ele conta que passou de uma análise focada somente em risco financeiro para um olhar que envolve também o relacionamento, a experiência e a qualidade da produção do agricultor. “A ORÍGEO conta com uma esteira de crédito. Uma plataforma desenvolvida pela Bunge realiza monitoramento diário, além da presença ativa no campo, apoiando os agricultores em suas decisões e indo ‘além de dados de satélite’”, explica.
Nesse cenário, outro ponto de atenção é a sucessão familiar no campo, cada vez mais relevante. As novas gerações chegam com uma visão mais conectada à tecnologia e à gestão profissional. Mauro destaca que “cerca de 70% das propriedades rurais brasileiras são familiares e as novas gerações trazem um olhar diferente, de modernização da gestão, com mais acesso a soluções financeiras. Esse é um movimento natural que fortalece a profissionalização do agro e aproxima o setor do mercado de capitais”, finaliza.
A entrevista completa sobre o assunto está disponível no podcast Galapagos Capital, apresentado por Gianpaolo Zambiazi. Assista o episódio clicando aqui.
Sobre a ORÍGEO
Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com