Evento gratuito, que acontece de 14 a 16 de outubro, em Louveira/SP, reunirá produtores e especialistas para falar sobre a qualidade e as oportunidades na produção de uvas e vinhos e enoturismo
O mercado de uva e vinhos no Brasil vem ganhando cada vez mais relevância no cenário agrícola e econômico nacional. Além de ser uma importante atividade para a geração de emprego e renda, a vitivinicultura brasileira tem se destacado pela qualidade crescente de seus produtos e pela diversidade de regiões produtoras, como o interior de São Paulo. A combinação entre inovação, tradição e potencial de expansão abre espaço para que o país conquiste novos mercados, fortaleça o enoturismo e se consolide como referência na bebida.
Diante desse cenário positivo, acontecerá de 14 a 16 de outubro, em Louveira/SP, o 8º Encontro Enoconexão. O evento gratuito já tem inscrições abertas, e propõe debater oportunidades, tendências e desafios do setor, para impulsionar ainda mais esse segmento estratégico para o Brasil. “Nosso objetivo é trazer informações e debates sobre temas atuais e sensíveis no setor de uva e vinho”, destacou, Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão, empresa que atua no segmento vitivinícola de São Paulo e uma das responsáveis pela organização do evento.
Além dos produtores rurais, o público do evento é formado pelos principais players do mercado, como: proprietários de vinícolas, entusiastas, fornecedores, pesquisadores e representantes setoriais. Para essa edição são esperados mais de 500 participantes oriundos de diversas regiões do país. A programação começa no dia 14, com a abertura oficial que contará com a presença de autoridades locais, especialistas e alguns convidados.
Já nos dias 15 e 16 o evento será aberto ao público e terá uma grade riquíssima de palestras e debates sobre enologia, enoturismo e viticultura. Dentre os assuntos abordados estão o equilíbrio entre a produtividade do vinhedo e a qualidade dos frutos que será apresentado pelo agrônomo chileno Pedro Izquierdo; a realidade do mercado de vinhos no Brasil a partir da visão do CEO da Ideal Consulting, Felipe Galtaroça e a apresentação e degustação técnica de vinhos elaborados em ânforas e tanques de concreto pelo pesquisador Celito Guerra da Embrapa Uva e Vinho em conjunto com o enólogo e consultor Cristian Sepúlveda. Os especialistas também falarão sobre os desafios e as oportunidades do setor e abordarão outros assuntos importantes.
A cerimônia de abertura do 8º Encontro Enoconexão contará com a presença de mais de 20 vinícolas de diferentes regiões do Estado de São Paulo que apresentarão seus rótulos e um pouco do seu enoturismo. “O cultivo de uvas, a produção de vinhos e o enoturismo estão cada vez mais em evidência no Brasil chamando a atenção de muitos turistas. Essa tendência tem fortalecido a produção paulista. Por isso, o nosso encontro cresce a cada ano, por ser gratuito, democrático e acessível a todo o público interessado”, reforça Vicchini.
Organização
O 8º Encontro Enoconexão conta com a organização da empresa Enoconexão. Dentre suas atividades estão: assessoria de vinícolas para regularização perante o MAPA; consultoria na área de vinificação e desenvolvimento de produtos; comercialização de uvas de diferentes regiões do país; cursos rápidos de vinificação, auxiliando na capacitação de produtores e cantineiros.
A coorganização é realizada pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas. A região é formada pelos municípios de: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Destacam-se, a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo. A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados à temática das frutas, que valorizam o produtor rural dos municípios.
Essa edição do evento tem ainda o apoio da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura e ao Desenvolvimento do Enoturismo Paulista. Coordenada pelo Deputado Estadual Lucas Bove.
Inscrições no site: https://encurtador.com.br/EJiVy .Mais informações via e-mail: enoconexo@gmail.com