fbpx
loader image

3 de outubro de 2025 - 9:51h

A Folha Agrícola

Híbrido fortalece a rentabilidade do cultivo de cenouras no Brasil

Material com resistência a doenças e alto rendimento se destaca em diferentes regiões do país

O cultivo de cenouras híbridas no Brasil vem ganhando destaque nos últimos anos graças ao avanço da pesquisa e ao desenvolvimento de materiais capazes de unir produtividade, qualidade e resistência. Para os produtores, especialmente aqueles que enfrentam os desafios do verão quente e chuvoso, os híbridos adaptados têm representado ganhos significativos em termos estabilidade no campo e rentabilidade. 

O especialista em Bulbos e Raízes, Samuel Sant’Anna, explica que o diferencial da cenoura Vitória F1, da Topseed Premium, por exemplo, está no conjunto de características que atendem tanto às necessidades agronômicas quanto às exigências do mercado consumidor. “Estamos falando de uma cenoura que alia alta qualidade de raízes a um pacote robusto de resistência a doenças, o que garante maior segurança ao produtor durante o cultivo”, afirma. 

Segundo o especialista, o desempenho da Vitória é expressivo em diferentes regiões, do Sul ao Nordeste, com destaque para o alto verão, quando as temperaturas elevadas e as chuvas intensas favorecem o aparecimento de doenças. “O material apresenta resistência ao complexo de queima-das-folhas, formado por patógenos como Alternarias, Cercosporas e Xanthomonas. Além disso, sua elevada tolerância ao ataque de nematoides contribui diretamente para o aumento da produtividade”, pontua. 

De acordo com Sant’Anna, a combinação dessas características tem se traduzido em resultados concretos para o mercado. “Quando comparado a materiais concorrentes, a cenoura Vitória chega a entregar 200, 300 e até 600 caixas a mais por hectare. Isso representa um diferencial competitivo significativo para os produtores que buscam maximizar seus ganhos”. 

Outro ponto é a qualidade visual das raízes. A cenoura apresenta pele lisa e brilhante, coloração dentro do padrão de mercado e ótimo rendimento de lavador. Conforme Samuel Sant’Anna, o fechamento de ombro e de ponta garante uniformidade, enquanto o alto percentual de classificação 3A torna o material ainda mais valorizado na comercialização. “Esse rendimento de raízes de categoria elevada é um dos fatores que mais têm chamado a atenção de quem cultiva a Vitória”. 

Além disso, a praticidade no manejo também merece destaque, afinal, a cenoura Vitória F1 pode ser colhida de forma mecanizada, facilitando a operação no campo e reduzindo custos de produção. 

Sobre a Topseed Premium 

A linha Topseed Premium é formada por produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia. Suas sementes são o resultado de estudos e testes realizados por uma equipe técnica qualificada, para levar ao mercado profissional o que há de mais moderno e eficiente em genética.