Nessa tarefa, assessoria de imprensa se mostra estratégica e indispensável. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na área explica como e por quê
O agronegócio responde por praticamente 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP). No primeiro trimestre deste ano, o PIB do agronegócio cresceu 6,49%, o que pode, ao final do ano, ampliar ainda mais essa participação, para quase 30% (exatos 29,4%, segundo o Cepea/USP).
Mas, mesmo diante dessa força econômica, o agronegócio tem desafios para se comunicar com o público. Afinal, é uma atividade que lida com temas sensíveis, como sustentabilidade, custos de logística para escoamento da produção e eventuais barreiras impostas pelo comércio exterior. São gargalos e pleitos que demandam relações objetivas e transparentes com a sociedade.
Enfrentar o desafio da comunicação exige a incorporação de assessoria de imprensa pelos players – é dizer, por produtores agrícolas e outras empresas da cadeia, bem como por entidades representativas do setor. É o que avalia a jornalista Patrícia Stedile, fundadora e CEO da Engenharia de Comunicação, do Paraná, estado que é potência no agronegócio.
Com mais de 20 anos de experiência no jornalismo e em assessoria de imprensa, Patrícia Stedile considera que é uma necessidade constante do agronegócio estar presente nos debates da agenda pública, expondo suas boas práticas, inovações e resultados. E que o trabalho de uma assessoria de imprensa profissional é decisivo para que essa presença se dê de forma qualificada.
“A assessoria de imprensa envolve a elaboração de sugestões de pautas para os veículos jornalísticos, por meio de releases elaborados levando-se em conta os critérios de noticiabilidade, e com apuração e precisão nas informações e dados que atendem às demandas dos jornalistas que estão nesses veículos”, exemplifica a profissional.

Patrícia Stedile, founder da Engenharia de Comunicação
Além disso, esses materiais são trabalhados em diferentes versões: tanto para veículos especializados na área como para mídia generalista. Com essa diferenciação, a organização assessorada consegue maior assertividade na sua estratégia de se comunicar. Se o objetivo é interagir dentro do próprio meio, a linguagem é uma; com a sociedade em geral, outra. E a equipe de uma assessoria de imprensa tem habilidades para essa variação de construções de materiais para a mídia.
Os ganhos, conforme enumera Patrícia Stedile, são principalmente em visibilidade qualificada e reputação. “Aparecer de forma positiva na mídia, ou gerenciando crises, esclarecendo informações e ajudando a corrigir percepções distorcidas são alguns dos resultados proporcionados pela assessoria de imprensa profissional”, sublinha a jornalista.
Outra atribuição da assessoria, para viabilizar tais conquistas, é o constante relacionamento da agência com a imprensa, inclusive aquela especializada. Uma agência com equipe de profissionais qualificados entende demandas, necessidades, especificidades dos jornalistas que estão na outra ponta – nas redações de sites, jornais, revistas, televisão e rádio.
“Construir uma rede sólida de contatos, facilitando o acesso a jornalistas e veículos que impactam diretamente o setor, é uma tarefa que só uma assessoria de imprensa exerce com a devida precisão”, argumenta a CEO da Engenharia da Comunicação.
Todas essas atribuições levam a efeitos positivos como promoção, no público, de conhecimento sobre avanços tecnológicos e de sustentabilidade empregados pelo agronegócio, bem como uma dimensão da real contribuição da atividade econômica para o Brasil e o mundo. “É dizer também que, com isso, se combate muita desinformação que existe sobre o setor”, alerta Patrícia Stedile.
O que se conquista se reflete em negócios. “Uma boa reputação, criada a partir da comunicação com o público via imprensa, que é uma forma qualificada de se comunicar, gera maior reconhecimento e valorização da marca no mercado nacional e internacional e credibilidade. Isso atrai investidores, parceiros e novos talentos”, analisa.
MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a Engenharia de Comunicação: https://engenhariadecomunicacao.com.br/
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referência
https://www.cepea.org.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx