fbpx
loader image

13 de outubro de 2025 - 13:44h

A Folha Agrícola

Controle de lagartas é essencial para preservar a produtividade da soja 

Pragas como a Spodoptera frugiperda podem impactar significativamente a rentabilidade da produção; inseticida inovador surge como alternativa eficiente e sustentável no manejo 

Com o fim do vazio sanitário, os produtores brasileiros dão início ao plantio da safra 2025/2026 de soja, que tem todas as condições para ser histórica. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional deve atingir 175 milhões de toneladas, um novo marco, superando em mais de 5 milhões de toneladas a produção do ciclo anterior. Para atingir esse resultado, a UPL Brasil – parte do Grupo UPL (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis –, recomenda atenção especial ao manejo das pragas que mais ameaçam a produtividade da oleaginosa: as lagartas. 

De acordo com a Kynetec Brasil, que atua com pesquisas de mercado, o uso de produtos para o controle desse tipo de insetos está crescendo na agricultura nacional e já chega a aproximadamente 42 milhões de hectares tratados com defensivos. Da safra 2024 para a safra 2025, o índice de área com uso desses insumos cresceu 20 pontos percentuais, alcançando 74%. 

Carlos Melo, gerente de inseticidas da UPL Brasil, explica: “A Spodoptera frugiperda tem se consolidado como uma das principais ameaças à rentabilidade da cultura da soja. Sua capacidade de adaptação e proliferação rápida permite que ela cause danos expressivos às folhas e estruturas reprodutivas da planta, reduzindo a área foliar e número de flores e vagens o que compromete a produtividade da lavoura. Esses impactos, quando não manejados adequadamente, podem resultar em perdas significativas de produtividade e qualidade dos grãos, afetando diretamente o retorno econômico do produtor. Por isso, o controle eficiente dessa praga é uma prioridade no planejamento fitossanitário da lavoura”. 

Ao se alimentar das folhas das plantas, essas lagartas reduzem a área foliar e comprometem a fotossíntese. A partir disso, afetam o desenvolvimento das plantas e, em casos graves, podem comprometer a rentabilidade da lavoura. 

Melo acrescenta: “Após anos de testes e pesquisas, a UPL desenvolveu uma solução que está revolucionando o controle de pragas: Propose. Esse inseticida possui uma formulação única, que combina a ação de dois ativos referência no controle dessas pragas. Ele entrega choque e residual em uma única aplicação, garantindo proteção mesmo em condições adversas, alcançando as partes mais novas da planta e até a parte inferior das folhas”. 

O novo inseticida da UPL possui registro para diferentes culturas, como milho, algodão e milheto, e para o controle de ácaro-rajado (Tetranychus urticae), lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar (Spodoptera frugiperda), lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e tripes (Frankliniella schultzei). O produto tem uso flexível, podendo ser aplicado tanto por via terrestre quanto aérea – incluindo drones –, conforme regras locais. 

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, complementa: “Propose é um dos dez lançamentos anunciados pela UPL para este exercício fiscal. Este é um objetivo impressionante, que reforça nosso compromisso de oferecer um portfólio cada vez mais robusto de inovações para transformar o agro, sempre com ferramentas desenvolvidas após amplo processo de pesquisa científica. Trata-se de uma nova solução para a cultura da soja, que chega ao mercado como uma estratégia para o manejo da resistência das pragas, oferecendo mais segurança e eficiência ao produtor”. 

Sobre a UPL 

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.