Centralizar os documentos da operação torna a empresa mais segura e eficiente
A Gestran, desenvolvedora de tecnologias para a gestão de frotas no Brasil, anuncia o lançamento de seu novo módulo de Gestão de Documentos durante o Parar Summit 2025. O evento, que é a maior conferência latino-americana dedicada à gestão eficiente da frota, ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro em São Paulo, na Amcham Brasil.
A novidade se adiciona aos demais dez módulos já disponíveis no sistema especialista em gestão de frotas oferecido pela empresa no mercado nacional e é direcionado a transportadoras ou empresas que possuem frota própria, como indústrias, mineradoras, construtoras e distribuidores atacadistas em geral.
“Em um mundo onde a falta de documentos pode afetar operações inteiras, centralizar essa gestão não é apenas uma conveniência; é uma necessidade estratégica”, disse Raphael Aguiar, sócio e Diretor de Mercado e Expansão Comercial da empresa. “Com o novo módulo, estamos alavancando nossa experiência para transformar desafios operacionais em vantagens competitivas tangíveis”.

Raphael Aguiar, sócio e Diretor de Mercado e Expansão Comercial da Gestran
Tecnologia
Segundo Raphael, a tecnologia da Gestran nasceu da escuta ativa às necessidades dos clientes que demandavam soluções completas e integradas à segurança operacional das frotas. A novidade garante precisão ao gerenciar documentos essenciais, sejam eles de motoristas dos veículos ou da própria organização, a fim de evitar perdas financeiras na operação, com interrupções desnecessárias nas atividades logísticas, além de proporcionar maior segurança com a organização de dados que assegurem a conformidade com a lei.
“Por exemplo, o novo módulo auxilia os setores de Frotas, Segurança e Recursos Humanos das empresas na gestão dos documentos dos motoristas, sejam eles próprios ou terceirizados. Isso inclui CNHs, exames médicos, certificados de cursos, treinamentos obrigatórios e outras documentações importantes para a sua condução. É possível acompanhar a jornada de cada documento quando expira e receber alertas para a renovação”, complementa.
O módulo também centraliza toda a documentação dos veículos, como IPVA, cronotacógrafo, seguros, contratos e licenças obrigatórias. Ao manter esses registros sempre atualizados, as empresas evitam multas, retenções e outros riscos que comprometem as suas atividades.
“Um caminhão sem licenças de transporte corretas, por exemplo, pode ser autuado, o que pode gerar atrasos e custos extras com a carga parada. Da mesma forma, licenças estaduais exigem documentações específicas para determinados tipos de veículos e, se não estiverem em dia, a empresa pode enfrentar não apenas atrasos na entrega, mas também despesas adicionais, como diárias de motoristas, combustível desperdiçado e, principalmente, danos à reputação”, explica o diretor.
O sistema possui outros módulos que permitem registrar e acompanhar todos os procedimentos relacionados às manutenções preventivas, pneus, consumo de combustível e peças, telemetria. Essas informações ficam centralizadas e organizadas, facilitando consultas futuras como também possibilita a integração com tecnologias inteligentes capazes de analisar o estado de cada veículo. “A solução analisará os dados coletados para gerar insights baseados em inteligência de dados. Essa integração ajudará as empresas a tomar decisões mais precisas, reduzir custos e aumentar eficiência, sugerindo manutenções antes mesmo de o veículo voltar à estrada. Isso evita falhas e reduz significativamente os riscos de acidentes”.
“Estamos ansiosos para mostrar essa nova tecnologia no evento. A participação no PARAR Awards 2025 é uma oportunidade de aproximação, escuta do mercado e conexão com novos parceiros, continuando a nossa busca em oferecer tecnologia prática, eficiente e inteligente para o setor de transporte e logística”, conclui Raphael.
Números do setor
A previsão para 2025, segundo a Fenabrave, é de crescimento de aproximadamente 5% nas vendas de automóveis e comerciais leves, chegando a cerca de 2,6 milhões de unidades vendidas no ano.
O transporte rodoviário responde por cerca de 60% do transporte terrestre de cargas no Brasil, sendo o modal dominante na movimentação de mercadorias do agronegócio, indústria, comércio e construção civil.
Sobre a Gestran
Fundada em 1999 e sediada em Curitiba, a Gestran tem transformado a gestão de frotas e logística no Brasil com soluções que conectam dados, processos e resultados, simplificando operações, reduzindo custos e impulsionando negócios. Atende mais de 7.000 empresas em todo o país, oferecendo sistemas digitais personalizados, que garantem controle total e eficiência na operação das frotas.
Acesse: https://www.gestran.com.br/
Serviço
PARAR Summit 2025
Data: 21 e 22 de outubro de 2025
Local: Amcham Business Center – São Paulo, SP
Mais informações: https://conteudo.institutoparar.com.br/parar-summit-25