Com palestrantes do Brasil, Estados Unidos e Europa, oferta e demanda é ponto de atenção em comum entre as regiões
A StoneX promove no próximo dia 29 de outubro o evento “Mercado de Lácteos: Panorama e Oportunidades até o final de 2025”, com transmissão online e totalmente gratuito, a partir das 9h (horário de Brasília). Será uma oportunidade para entender o cenário do setor leiteiro não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na Europa, áreas importantes em relação à oferta e demanda, entre outros fundamentos de mercado.
Serão três oradores trazendo pontos de vista destes importantes mercados: Marianne Tufani, Dairy Risk Management Consultant da StoneX Brasil; Nate Donnay, Director – Dairy Market Insight (EUA); e John Lancaster, Head of EMEA Dairy & Food Consulting (Europa).
Em comum, os palestrantes comentam sobre fatores que têm afetado oferta ou demanda em suas regiões, ainda que causados por diferentes razões.
Olhando para o cenário brasileiro, Marianne Tufani explica que a tecnificação da atividade leiteira tem elevado a oferta nacional, mas o consumo, embora não esteja ruim, ainda não acompanha esse ritmo.
“Isso se deve a fatores econômicos que têm limitado a absorção desse volume. Esse descompasso não é exclusivo do Brasil, é um cenário global. Por isso, é fundamental entendermos se esse movimento vai se manter e para onde o mercado caminha no fim de 2025 e início de 2026, tanto aqui quanto internacionalmente”, aponta Marianne.
Na Europa, surtos de doenças animais e a forte demanda interna mantiveram os preços dos laticínios europeus elevados ao longo de 2024 e na primeira metade de 2025. Essas condições levaram a preços altos pagos aos produtores de leite, e, com os custos de alimentação permanecendo moderados, os produtores de laticínios europeus desfrutaram de margens robustas.
“Em resposta, eles aumentaram a produção justamente quando os mercados europeu e global começaram a enfraquecer, o que gerou pressão para queda nos preços durante o terceiro trimestre e no início do quarto trimestre”, relata John Lancaster.
Com a expansão do rebanho leiteiro dos Estados Unidos no ritmo mais rápido visto em mais de 25 anos, o mercado local está sofrendo uma ‘inundação’ de oferta de leite, pressionando os preços dos laticínios para baixo.
“No entanto, os produtores de leite estão cruzando vacas leiteiras com gado de corte e vendendo os bezerros para a cadeia de fornecimento de carne por preços recordes, o que compensará o dinheiro perdido com o leite e poderá manter a produção de leite forte, apesar dos preços mais baixos dos laticínios”, finaliza Nate Donnay.
Serviço
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h (horário de Brasília)
Oradores:
- John Lancaster – Head of EMEA Dairy & Food Consulting (Europa) – 15 min
- Nate Donnay – Diretor – Dairy Market Insight (EUA) – 15 min
- Marianne Tufani – Dairy Risk Management Consultant (Brasil) – 30 min
Link para inscrição: https://event.on24.com/wcc/r/5089871/19A35217DB73FF177568B0212CFCCDF8
Sobre a StoneX
A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.
Site institucional: https://stonex.com/pt-br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/stonex-brasil
Instagram: https://www.instagram.com/stonex_brasil