Acontece neste próximo sábado, 25/10, no Parque de Exposições Francisco Rutkoski em Palmeira/PR, o III Festival e Feira Estadual da Agricultura Familiar. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-PR) e sindicatos filiados, reúne agricultores, lideranças sindicais, autoridades, parceiros e apoiadores e busca resgatar a cultura, sabores e histórias de resistência.
O festival foi pensado para honrar a vida no campo, a biodiversidade e o modo de vida das famílias que cuidam da terra e garantem a segurança alimentar do Brasil. “A agricultura familiar é vida, é cultura, é diversidade. É a base que move nosso dia a dia e projeta o futuro”, declara Elizandro Paulo Krajczyk, coordenador-geral da Fetraf-PR.
Programação:
08h – Acolhida dos participantes e café da manhã;
09h – Composição de frente de honra e abertura oficial do Festival e Feira de máquinas, equipamentos e Agroindústrias Familiares;
10h – Visita aos estandes de máquinas, equipamentos e agroindústrias familiares;
10h30 – Início das apresentações do Festival: Concurso de Fotografias, Concurso de Culinária e Músicas;
12h – Almoço;
13h – Sorteio do Show de Prêmios;
13h30 – Continuidade do Festival de Músicas e visita aos estandes da Agricultura Familiar;
16h30– Entrega da Premiação;
17h – Encerramento do Festival e Feira.
A novidade desta terceira edição é a feira de máquinas e equipamentos, que tem por objetivo dialogar sobre tecnologias na agricultura familiar. “Percebemos que tem diminuído a mão de obra na agricultura familiar e o uso de tecnologias adequadas, facilitam o trabalho, aumentam a produtividade e incentiva os jovens a permanecerem na atividade,” pontua Krajczyk. O coordenador afirma, que a expectativa é reunir mais de mil pessoas neste grande encontro.