fbpx
loader image

28 de outubro de 2025 - 15:30h

A Folha Agrícola

Grupo Utam marca presença no VI Encontro de Negócios e Tendências na Panificação e Food Service

Evento reuniu empresários e donos de padarias no Senai de Ribeirão Preto e destacou tendências e inovações do setor

Ribeirão Preto (SP), 27 de outubro de 2025 – O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Ribeirão Preto (Sindipão) promoveu, na última quinta-feira (23), o VI Encontro de Negócios e Tendências na Panificação e Food Service, no Senai de Ribeirão Preto. O evento gratuito reuniu empresários e profissionais do setor, com palestras, expositores e espaços de degustação.

Entre os expositores, o Grupo Utam apresentou sua linha de cafés gourmet e cápsulas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto, oferecendo degustações conduzidas por baristas da marca. A programação contou também com as palestras “Tendências de Consumo em 2025 e 2026”, com Ana Brisa, e “Transformando atendentes em vendedores”, com Pereira Amorim.

Café e panificação: combinação essencial

O coordenador de Food Service do Grupo Utam, Igor Rodrigues, destacou a importância da participação da empresa no evento, que representa uma oportunidade de aproximação com clientes e parceiros.

“Sempre apreciamos muito esse contato direto. Temos muitas frentes a serem trabalhadas com o food service e, em eventos como este, conseguimos apresentar de forma mais dinâmica as soluções que desenvolvemos ao longo de nossos 55 anos de história”, afirmou.

Durante o encontro, a Utam apresentou aos visitantes o Café Utam Gourmet, disponível em grãos, cápsulas de chá de limão, cappuccino e café matinal, compatíveis com as máquinas Dolce Gusto — uma das novidades mais comentadas pelo público do evento.

“A qualidade já não é surpresa para quem conhece nossos produtos, mas muitos ainda não sabiam dessas cápsulas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto, lançadas recentemente. Isso tem gerado bastante curiosidade e interesse”, observou o barista do Grupo Utam, Luiz Felipe da Câmara.

Igor destacou ainda que um ponto forte do evento foi a associação de café e a panificação, que na avaliação dele,  formam uma combinação tradicional no consumo dos brasileiros. “O café com o pão é uma paixão nacional. A indústria de café tem muita afinidade com esse setor e estamos sempre empenhados em levar aos clientes o melhor café que faz tanto sucesso nas padarias”, completou.

Valorização do preparo e experiência sensorial

Para Luiz Felipe, a presença dos baristas da empresa em encontros de negócios é essencial para destacar a qualidade do produto e oferecer ao público uma experiência diferenciada.

“O barista tem conhecimento técnico para garantir o melhor preparo e, com isso, apresenta ao consumidor a excelência do produto no paladar. Além disso, compartilhamos dicas, curiosidades e novidades sobre os cafés”, explicou.

Os profissionais também que receberam muitos elogios à linha de produtos Utam. “Alguns estabelecimentos, hoje administrados pela segunda ou terceira geração, contaram que sempre ofereceram nossos cafés aos seus clientes. É muito especial esse tipo de feedback”, contou Igor.

Fortalecendo o setor de panificação

Durante o evento, o vice-presidente do Sindipão, José Carlos Bíccio, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor. “Este é um megaevento em que as empresas apresentam seus produtos, seja para novos parceiros ou para quem já conhece. Foi uma oportunidade de conversar, fazer networking e agregar ao crescimento do dia a dia da padaria”, afirmou.

Bíccio destacou ainda a relevância do café nas padarias. “Padaria sem café não é padaria. Café e pão andam juntos — é o casal preferido da padaria”, disse. Para ele, além de essencial, o café é um produto estratégico e versátil. “Temos o cappuccino, quente ou gelado, o café com chocolate — dá para criar inúmeras bebidas diferentes à base de café. É uma bebida que combina com todas as estações do ano e com produtos variados, do pão francês ao pão de queijo. Dificilmente alguém vai à padaria e não toma um café. Por isso, ele é a bebida mais consumida do Brasil depois da água”, concluiu.

Fotos: Divulgação

Sobre o Grupo Utam

Fundado em 1969, o Grupo Utam é uma das maiores indústrias brasileiras de café, com um portfólio amplo e diversificado. A empresa conta com cinco unidades de negócios e capacidade produtiva superior a 1.400 toneladas/mês. Destaca-se por sua performance em constante evolução, solidez de mercado e produtos reconhecidos por sua qualidade.


Unidades de negócios

Cafés torrados e moídos: marcas tradicionais como Utam, Momentos, Ribeirão, Nilza e Biagini, além de produtos consagrados no varejo, como cappuccinos, solúveis e filtros.

Grãos especiais: cafés Gourmet e Superior de regiões selecionadas

Food Service: soluções completas para restaurantes, padarias e cafeterias através de produtos especializados, como grãos, produtos em embalagens próprias para o setor, além de técnicos e baristas experientes prestando serviços de consultoria e treinamento para os clientes.

Single Cup ou monodse: cápsulas e monodoses, incluindo drip coffee e bebidas diversas, entregando sabor e praticidade aos consumidores.

Marca Própria: produção para mais de 100 marcas de grãos e 300 de dose única para terceiros, através de muita tecnologia e know how acumulados em 55 anos de atuação.

Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam oferece matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada, todo tipo de café para embalagens diversificadas e profissionais de alta performance acompanhando cada etapa da produção.


Destaque no ranking da ABIC

O Grupo Utam conquistou recentemente a 12ª posição entre as maiores indústrias de café do Brasil e a 4ª no Estado de São Paulo, de acordo com o ranking da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Endereços na internet

www.grupoutam.com.br
https://www.youtube.com/@cafeutam
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
http://instagram.com/cafe.utam
http://instagram.com/utamfoodservice
http://lojautam.com.br

Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=Ap9vTCmFULc