Iniciativa é um chamado global à ação para que formuladores de políticas coloquem os agricultores no centro das estratégias climáticas
A UPL, líder global em soluções agrícolas sustentáveis, anunciou nesta quarta-feira (6/11) o lançamento de sua campanha global “#AFarmerCan – O herói que você não sabe que precisa”, antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A campanha – que significa “um agricultor pode” em português – celebra os agricultores como heróis do clima e faz um apelo aos líderes globais para reconhecerem o papel fundamental desses profissionais na construção da resiliência climática.
Presente em mais de 140 países, a UPL trabalha lado a lado com pequenos e grandes produtores, capacitando-os com soluções sustentáveis que impulsionam a ação climática e a segurança alimentar. Com base nessa experiência, a UPL reuniu 20 histórias inspiradoras de agricultores de todo o mundo, mostrando como a agricultura pode promover a redução de gases de efeito estufa (GEE), a segurança energética, a conservação da água, a regeneração da saúde do solo e a proteção da biodiversidade — os cinco pilares que guiarão a atuação da UPL na COP30.
Confira o site especial criado para a campanha e assista ao vídeo da iniciativa.
A campanha #AFarmerCan faz um apelo contundente: as políticas públicas devem apoiar os agricultores. Os consumidores devem reconhecer e celebrar sua força, resiliência e inovação.
Como parte de sua proposta, a UPL apresenta uma estrutura de incentivos com quatro pilares para fortalecer a resiliência dos agricultores:
- pagar: recompensar os agricultores pela adoção de práticas agrícolas inteligentes para o clima;
- proteger: oferecer subsídios e seguros para mitigar riscos;
- propiciar: ampliar o acesso dos agricultores a mercados públicos de produtos certificados como sustentáveis;
- promover: ampliar o uso de ferramentas digitais, dados sobre saúde do solo e treinamentos técnicos.
O chairman e CEO global da UPL, Jai Shroff, declarou: “Com a campanha #AFarmerCan, estamos ampliando uma mensagem simples, porém urgente: o futuro da resiliência climática começa no campo. Os agricultores já estão liderando o caminho – inovando, se adaptando e regenerando. No entanto, suas contribuições ainda são pouco reconhecidas nas discussões climáticas globais. Esta campanha é nosso chamado para que formuladores de políticas, instituições e consumidores apoiem os agricultores, os empoderem e os coloquem no centro da ação climática”.
A UPL está divulgando essa mensagem por meio de uma campanha global 360°, com foco no Brasil e em mercados estratégicos, que combina mídia externa de alto impacto com engajamento digital imersivo. Em Belém, a campanha inclui sinalização em aeroportos, mais de 1.000 táxis e 200 ônibus personalizados, com QR Codes que direcionam para depoimentos inspiradores de agricultores. A estratégia é complementada por ações digitais segmentadas, ativação em redes sociais e um filme emocionante que retrata os agricultores como heróis do clima. A campanha também inclui brindes ecológicos, como camisetas, ecobags e garrafas reutilizáveis.
Durante a COP30, a UPL estará presente na Blue Zone – área oficial da conferência organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) – servindo café carbono-inteligente da marca brasileira Mió. O café, que captura mais CO₂ do que emite, permitirá aos delegados vivenciar como práticas agrícolas inteligentes para o clima podem acelerar o progresso rumo às metas globais de mitigação. Como patrocinadora, a UPL também obteve o direito de usar a marca oficial da conferência.
A empresa também apresentará sua Agrosfera na AgriZone, espaço expositivo organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde promoverá painéis e debates com especialistas baseados nos cinco pilares de sua atuação na COP-30. Além disso, a UPL participará do Fórum Planeta Campo em 11 de novembro e apresentará um estudo de caso sobre arroz de baixo metano desenvolvido na Índia.
Por meio de “#AFarmerCan – O herói que você não sabia que precisava”, a UPL reafirma seu compromisso em impulsionar um movimento global que celebra os agricultores como heróis do clima e guardiões de um planeta mais saudável.
A UPL é uma líder global em biossoluções e soluções agrícolas, presente em mais de 140 países, com 43 unidades de fabricação, 57 centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e um portfólio de mais de 15.000 produtos registrados em todo o mundo.
Sobre a UPL
A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 15.000 registros. Estamos presentes em mais de 140 países, representados por mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar – incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais –, visite www.uplcorp.com/br e siga-nos no Linkedin, no Instagram e no Facebook.
