O casco é uma das partes mais importantes do corpo do cavalo, já que ele é fundamental para sua locomoção e sustentação. Os desafios variam de acordo com o animal, seja atleta, de pista ou de lida. “Levando em consideração sua realidade e as atividades do cavalo, o criador deve ter atenção especial ao crescimento e à qualidade dos cascos. O objetivo é evitar o aparecimento de lesões e outros quadros críticos que comprometem a saúde e o bem-estar”, alerta a médica-veterinária Júlia Izoldi, coordenadora nacional da linha Equistro da Vetoquinol Saúde Animal.
O crescimento dos cascos em cavalos é afetado por muitas variáveis, incluindo o tipo de criação e a rotina do animal. Da mesma maneira, a alimentação tem igual importância. Nesse campo, destaque para a queratina, proteína produzida pelo organismo dos cavalos – porém nem sempre na quantidade necessária – e principal responsável pelo nível de resistência e dureza dos cascos.
“A queratina pode e deve ser reforçada por meio de suplementação para que, juntamente com outras práticas de manejo, a tropa tenha sempre boas condições para desenvolvimento, fortalecimento e até regeneração dos cascos”, explica Júlia.
Em média, o casco dos cavalos cresce entre 0,3 milímetros a 1 centímetro por mês. Em animais mais jovens e de determinadas raças, o crescimento é mais rápido. Tropas com cascos enfraquecidos podem sofrer com doenças e outros problemas, como broca, laminite, feridas, rachaduras e fendas, além da doença do navicular (um dos ossos da estrutura). Essas enfermidades comprometem o bem-estar, a saúde e o desempenho da tropa, que é severamente comprometido.
Promover o crescimento e a qualidade do casco é possível. Para isso, o criador deve investir em tecnologias nutricionais formuladas à base de elementos essenciais que estimulam a produção de queratina, como Equistro® Kerabol Ipaligo, suplemento alimentar da Vetoquinol Saúde Animal, indicado para animais de todos os tamanhos e idade, desde potros até cavalos com mais de 500 quilos.
“Equistro® Kerabol Ipaligo é uma ótima fonte de suplementação para os cavalos. Sua formulação fornece aos animais biotina, DL-Metionina (fonte orgânica de enxofre), zinco de rápida absorção, manganês e selênio. Esses elementos são imprescindíveis para a produção de queratina e foram desenvolvidos em forma líquida e biologicamente ativa, com elevada biodisponibilidade e eficiência”, completa a veterinária.
Equistro® Kerabol Ipaligo faz parte do completo portfólio de soluções da Vetoquinol para a saúde animal. Sua formulação melhora a qualidade do casco e a síntese de queratina e estimula a multiplicação de queratócitos (células responsáveis pela produção de queratina). “Com sua utilização, a tropa passa a ter cascos fortalecidos para enfrentar desafios, seja nas fazendas, nas pistas ou em competições”.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
