O auditório da ASSESOAR, em Francisco Beltrão, recebeu nesta sexta-feira (7) a Conferência Territorial do Sudoeste do Paraná, etapa preparatória da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que traz como lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”. O encontro reuniu representantes de entidades públicas, movimentos sociais, universidades e famílias agricultoras de toda a região, com o objetivo de debater políticas, fortalecer o desenvolvimento sustentável e reafirmar o papel estratégico do campo no futuro do país.
Entre os presentes estavam o diretor da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), José Kresteniuk; o agricultor Olívio Dambrós, representando as famílias rurais; Inácio José Werle, da ASSESOAR e coordenador do Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná (GGETESPA); Naveraldo Oliboni, da Fetraf (PR) e CUT-Paraná; Norma Kiyota, do IDR-Paraná; e Marcos Antônio Beal, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A conferência contou ainda com a participação de Alexandre Augusto Ramos de Faria, Chefe da Divisão de Articulação da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do Paraná (SFDA/PR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que conduziu a reflexão central do evento.
Durante a abertura, José Kresteniuk destacou a trajetória da AMSOP e a importância histórica do Sudoeste no desenvolvimento do Paraná. “A AMSOP é uma entidade com 56 anos de existência, a primeira associação fundada no estado. Isso mostra que o Sudoeste sempre sai na frente. Nosso papel é somar forças, independentemente de cores partidárias. Cada segmento contribui e fortalece a região”, afirmou.
O dirigente lembrou ainda as transformações vividas pela agricultura e pela região nas últimas décadas: “Eu sou um cidadão que veio da roça, do tempo da carroça e do arado. Em cinquenta anos, mudou tudo — e o Sudoeste acompanhou essa revolução. Tivemos altos e baixos, mas estamos retomando o ritmo. Essa conferência reacende a chama e traz ideias positivas para o futuro do território”, destacou Kresteniuk,
Representando a Assesoar e a coordenação do GGETESPA, Inácio José Werle abriu oficialmente os trabalhos do dia, destacando o caráter participativo e colaborativo do evento. “Declaro aberta a nossa Conferência Territorial do Sudoeste do Paraná. É muito importante que possamos discutir de fato todas as ações e envolver todas as entidades”, disse.
Werle reforçou o sentido coletivo da casa que acolheu o encontro: “Sintam-se em casa. Essa é uma casa de trabalho, dos agricultores do Sudoeste do Paraná e de todas as entidades que constroem esse território.”
Debate, propostas e escolha de delegados
Ao longo do dia, os participantes se dividiram em grupos de trabalho temáticos, que discutiram propostas em torno dos cinco eixos da conferência nacional: Agricultura Familiar e Mudanças Climáticas, destacando o papel estratégico dos territórios rurais frente à emergência climática; Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares, com foco no fortalecimento da produção, do abastecimento e do consumo sustentáveis; Reforma Agrária e Direito à Terra, Água e Território, voltado à democratização do acesso e à regularização fundiária; Cidadania e Bem Viver, centrado em políticas públicas integradas para os direitos sociais, culturais e ambientais; e Estado e Governança Participativa, que trata do fortalecimento institucional e do controle social das políticas públicas.
Além desses, foram considerados três temas transversais, presentes em todos os eixos: a autonomia econômica das mulheres rurais; a autonomia e emancipação das juventudes, com atenção à sucessão rural; e a promoção do etnodesenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais.
No período da tarde, continuou a Plenária Final, momento central de deliberação do encontro. As propostas elaboradas nos grupos foram apresentadas, debatidas e priorizadas, além da eleição das delegações que representarão o Sudoeste do Paraná na etapa estadual da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS).
Foto: Ligia Tesser
