fbpx
loader image

12 de novembro de 2025 - 14:31h

A Folha Agrícola

Coletivo Vida e Saúde realiza intercâmbio sobre agroecologia e produção orgânica em Santa Catarina

Na última segunda-feira, 10 de novembro, o Coletivo Vida e Saúde da Assesoar promoveu uma atividade de intercâmbio com agricultoras e agricultores da Rede Ecovida de Agroecologia e com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do programa CAPA. A ação contou com o acompanhamento das agrônomas Elisângela Bellandi e Larissa Simão, do Coletivo de Agroecologia da Assesoar.

A programação começou no município de Seara, em Santa Catarina, com a visita à propriedade da agricultora Diva, certificada pela Rede Ecovida. Diva atua com plantas medicinais, ervas, hidrolatos e óleos essenciais, trabalho que realiza junto com o filho, responsável por apoiar o manejo e o beneficiamento das plantas. Além de seu trabalho com a agroecologia, Diva também ocupa a presidência da APACO, uma cooperativa de grande relevância para a região.

Em seguida, o grupo se deslocou até Chapecó, onde visitou a horta urbana da Mari Gilda — a primeira horta urbana certificada pela produção orgânica no sistema participativo da Rede Ecovida. Mari trabalha com flores comestíveis, que são comercializadas para restaurantes, hotéis, feiras e festivais, especialmente voltados à gastronomia e à coquetelaria.

Além das flores, Mari também elabora sais aromatizados, escaldapés, blends de chás e geleias exóticas, como caramelo de abacaxi com pimenta, geleia de nêspera, de jambo e de bucha, produtos que valorizam frutas nativas e ingredientes da cultura local.

De acordo com a agrônoma Larissa Simão, a atividade foi um espaço importante de troca de saberes e experiências entre campo e cidade, destacando a força das mulheres e famílias agricultoras da Rede Ecovida.“Foi uma atividade muito rica, que mostrou como a agroecologia se expressa de diferentes formas — desde as propriedades rurais até as hortas urbanas, sempre com base no cuidado com a vida, a saúde e a cultura local”, destacou Larissa.

O intercâmbio reforça o compromisso da Assesoar em fortalecer práticas agroecológicas e solidárias, conectando experiências que inspiram modos de vida sustentáveis e coletivos.