A quinta etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, nos dias 21 e 22 de outubro, onde foram avaliados 626 animais de 15 pecuaristas. A etapa é organizada no país pela Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu), em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e com o frigorífico Fridosa.
Do total de animais, foram avaliados 389 machos não castrados, sendo que 84% possuíam dentição de leite completa (entre 18 e 20 meses de idade) e 61% deles apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 20,6 arrobas.
Já entre as fêmeas, 237 foram avaliadas, sendo que 84% do rebanho tinha até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos) e 99% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 16 arrobas.
“Animais jovens, pesados quando comparados com o peso médio de abate no país, e com boa terminação foram os destaques da etapa”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. “Os neloristas bolivianos tem conquistado um grande espaço no Circuito, devido a qualidade de seus bovinos. É gratificante ver todo esse trabalho e dedicação dos criadores do país, focados no crescimento da raça. Ficamos felizes com os resultados obtidos e esperamos que as próximas etapas tenham o mesmo nível de excelência.”
Melhores lote de carcaças de machos
O prêmio de melhor lote de carcaças ficou com André Saavedra Aponte, da Hacienda Sonia Pilar Sur (de cidade de Cabezas). Ele recebeu a medalha de ouro.
A prata foi atribuída a Mário Ignácio Anglarill Serrate, Ganaderia El Trebol (Cabezas). Já o bronze foi conquistado por Alejandro Ribera Guardia, da Estância Parabanó (Pailón).
Alberto Asato, da Hacienda La Fortuna (Carmen Rivero Torrez), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos terminados em pastagens com suplementação.
Melhores lote de carcaças de fêmeas
Já entre os melhores lote de carcaças de fêmeas, quem venceu e recebeu a medalha de ouro foi Mário Ignácio Anglarill Serrate, da Ganaderia El Trebol (Cabezas).
A medalha de prata ficou com Marcelo Fernando Muñoz Añez, da Cabaña Moxos (Okinawa) e a de bronze terminou com Roberto Jonas de Macedo, da Hacienda Gamelera (San Ignácio).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
