fbpx
loader image

18 de novembro de 2025 - 9:38h

A Folha Agrícola

Heróis do campo: como agricultores de quatro países estão combatendo emissões de carbono

  • Campanha da UPL na COP30 mostra histórias inspiradores de ‘heróis que você não sabia que precisava’
  • Propriedades de África do Sul, Brasil, Estados Unidos e Índia são exemplos globais de sustentabilidade

No campo, existem heróis desconhecidos que estão reimaginando a sustentabilidade e transformando a terra em uma aliada da Terra. Eles capturam carbono, reduzem emissões de poluentes e provam que a agricultura pode ser – e efetivamente tem sido – parte da solução climática. Essas práticas de mitigação de gases do efeito estufa (GEE) são essenciais para frear o aquecimento global, proteger solos e conservar recursos naturais. Por isso, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), a UPL – fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis – decidiu compartilhar essas experiências por meio da campanha #AFarmerCan, ou, em português, “um agricultor pode”.

Um agricultor pode, por exemplo, ajudar a produzir um vinho que captura mais carbono do que emite. Esse é o caso de Valter José Potter, que após mais de 50 anos de experiência, transformou sua estância no Rio Grande do Sul (Brasil), numa referência em sustentabilidade. Mais de 20% das terras são reservas naturais, há prática de agricultura regenerativa e a vinícola funciona 100% com energia solar – sendo a primeira propriedade da América Latina a alcançar esse feito. O inventário da propriedade comprova que seus vinhos são de emissão negativa de carbono e demonstra que é possível produzir alimentos de forma sustentável, tornando cada hectare parte da solução climática.

Rogério Melo, consultor de sustentabilidade da UPL Brasil, diz: “GEE é um tema central na COP30. E, nessas discussões, queremos mostrar o que o agronegócio já tem feito, de forma positiva e proativa, para cuidar do futuro do planeta. As mudanças climáticas impactam diretamente a produtividade e rentabilidade dos agricultores. A redução da produtividade resulta em menos alimentos para a população. Portanto, não basta que a agricultura seja sustentável hoje: é fundamental manter esse processo de evolução contínua. E as tecnologias desenvolvidas pela UPL, usadas por todos os protagonistas da campanha, mostram como é possível unir inovação, produtividade e cuidado com o clima no dia a dia do campo”.

Pequenos e grandes produtores ao redor do mundo vêm mostrando que o uso inteligente da água e do solo é uma poderosa ferramenta de mitigação. Na ÍndiaBulliraju Maddipati transformou 4 hectares de arroz ao adotar irrigação intermitente, permitindo que os campos sequem entre irrigações. Com isso, reduziu quase 30% do consumo de água, diminuiu drasticamente as emissões de metano e fortaleceu a fertilidade do solo. Nos Estados UnidosKelly Garrett aplica princípios semelhantes em 2.800 hectares integrados de lavoura e pecuária, combinando irrigação de precisão, manejo mínimo do solo e redução de insumos sintéticos. O resultado é um sistema produtivo que captura carbono, economiza recursos hídricos e mantém a rentabilidade.

Na África do SulPierre De Kock e Callie Meintjes lideram a transformação regenerativa em uma área que, somada, se aproxima de 6 mil hectares de milho. Eles reduzem o preparo do solo, plantam culturas de cobertura e aplicam biossoluções capazes de capturar grandes volumes de CO₂ da atmosfera. As lavouras tornaram-se mais resistentes às secas, e o solo, mais rico em matéria orgânica, ampliando a retenção de água e o armazenamento de carbono. O manejo adotado pelos agricultores inspira outros produtores do continente a unir produtividade, adaptação climática e mitigação de gases de efeito estufa.

Rogério Melo finaliza: “De pequenos arrozais na Ásia a grandes plantações nas Américas e na África, o que une esses produtores é a certeza de que a terra é parte da solução climática. Callie Meintjes, por exemplo, aderiu ao programa Carbon Smart, um dos únicos projetos no mundo a ter créditos aprovados por um padrão internacional que mede e certifica a redução de emissões e o sequestro de carbono no solo por meio de práticas agrícolas aprimoradas. Pierre De Kock já gerou 26.102 créditos de carbono, Kelly Garrett foi o primeiro agricultor a vender créditos nos EUA e Valter Potter é o pioneiro na produção de vinhos carbono negativo no Brasil. Cada um deles mostra, com resultados concretos, que o campo tem papel fundamental na mitigação dos gases de efeito estufa e na regeneração do planeta. Com eles, estamos no caminho certo”.

Heróis da Agrosfera

Durante toda a COP30, a UPL apresenta a Agrosfera, seu espaço exclusivo na AgriZone – área do evento criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No local, a UPL mostra aos visitantes sua campanha global #AFarmerCan, que dá visibilidade a histórias reais de agricultores que estão transformando a agricultura em uma força positiva para o planeta com inovação e compromisso ambiental. Esses produtores mostram que é possível reduzir emissões de carbono, regenerar solos, conservar água e proteger a biodiversidade, inspirando o mundo a reconhecer que, se um agricultor pode, toda a sociedade também pode.

Sobre a UPL

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 15.000 registros. Estamos presentes em mais de 140 países, representados por mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar – incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais –, visite www.uplcorp.com/br e siga-nos no Linkedin, no Instagram e no Facebook.