fbpx

25 de novembro de 2025 - 15:18h

A Folha Agrícola

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam riscos de doenças na citricultura

Elevada umidade favorece doenças, como a podridão floral dos citros. Manejo integrado é chave para obter a produtividade desejada

As primeiras chuvas da primavera são fundamentais para abrir a florada de diversas culturas pelo Brasil, incluindo a cultura de citros. “Mas, quando o período de chuvas se estende e está acompanhado de intenso calor, surge um grande desafio: a umidade, que favorece o aparecimento de doenças fúngicas, que comprometem a produtividade”, alerta Luiz Henrique Marcandalli, agrônomo e head de marketing da Rainbow Agro.

Esse é o ambiente perfeito para a podridão floral dos citros (PFC), entre outras doenças. Também conhecida pelo nome popular “estrelinha”, a PFC é causada por fungos do gênero Colletotrichum e se manifesta por meio de lesões nas flores e queda prematura dos frutos. “Os altos índices de chuva, comuns na primavera, acendem o sinal de alerta para os produtores. Essa época do ano exige atenção redobrada no combate às doenças, e o agricultor precisa estar preparado”, reforça Marcandalli.

O problema não se resume à PFC. Outras doenças fúngicas podem aparecer nos períodos de alta umidade, como as popularmente conhecidas “pinta-preta”, e “podridão-negra”.

Para combatê-las, o manejo com fungicidas é indispensável. “O controle das doenças está ligado ao manejo integrado, que envolve desde fatores como monitoramento climático à aplicação de fungicidas adequados no momento certo. Essa visão preventiva é essencial para proteger o potencial produtivo do pomar”, aponta Luiz Henrique Marcandalli.

Nesse cenário, o citricultor deve investir em fungicidas que, ao mesmo tempo, protegem o pomar e inibem a ação dos invasores. A Rainbow possui ferramentas robustas para proteger a cultura, como os fungicidas Adiconstar, à base de azoxistrobina e difeconazol, e Tordpic Xtra, formulado com tebuconazol e trifloxistrobina. “O uso integrado de fungicidas com diferentes modos de ação é ideal para proteger estrategicamente as plantações, contribuindo para a sanidade e evitando perdas de qualidade e produtividade do pomar”, reforça o head de marketing da Rainbow Agro.

Sobre a Rainbow Agro

Nosso compromisso é impulsionar o crescimento. Assumimos a responsabilidade de aprimorar a produção agrícola, oferecendo soluções sustentáveis com altíssima qualidade. Promovemos o crescimento mútuo de nossa equipe de colaboradores, parceiros e agricultores em escala global, nos tornando hoje líderes em exportação de agroquímicos na China e uma das lideranças globais do segmento.

Nossa missão, há 25 anos, é entregar formulações que impulsionem a produtividade na colheita, mas também em todos os elos da cadeia de negócios.

São mais de 100 países, com mais de 8.600 registros globalmente, 360 patentes de formulações próprias e 200 ingredientes ativos, desenvolvidos por uma equipe dedicada de pesquisa em dois centros internacionais de P&D.

No Brasil, ampliamos nossa participação com uma equipe especializada, que prioriza o atendimento das necessidades específicas da nossa agricultura, para entregar excelência da fábrica até o campo.