Evento integrou as comemorações pelo décimo aniversário do Instituto de Pesquisas de Jaboticabal e contou com a presença dos advogados Rodrigo Forcenette e João Henrique Domingos- especialistas no assunto
Ribeirão Preto/SP, 27 de novembro de 2025 – A questão tributária no setor rural foi tema da palestra que comemorou os 10 anos de atividades do Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPJAB), no dia 25 de novembro. Os advogados tributaristas Rodrigo Forcenette e João Henrique Domingos – sócios do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia -, participaram como especialistas convidados do evento. A partir do tema “Impactos da Reforma Tributária no Agronegócio”, Domingos e Forcenette abordaram os pontos de maior impacto no processo que vai mudar as relações dos produtores rurais com a tributação e o fisco a partir de 2026.
“Este evento foi muito oportuno porque os reflexos da Reforma Tributária no setor rural serão extensos e procuramos levar o máximo de esclarecimento sobre o tema. A Reforma vai mexer com a vida de pessoas físicas e jurídicas que, de alguma maneira, atuam no agronegócio e é de total importância que o setor tenha clareza do que está por vir e esteja preparado para os ajustes e adequações que serão necessárias”, pontua João Henrique Domingos, doutorando em Direito Tributário e professor no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), Faculdade Brasileira de Tributação (FTB) e Faculdade São Luiz de Jaboticabal.
Os especialistas participantes no IPJAB também abordaram as novas obrigações, necessidades e até alterações de composições societárias que devem compor o pacote de novidades. A tributação de renda no setor rural, que tem projeto de lei aguardando sanção do Governo Federal no início de dezembro, completou o roteiro da palestra.
“O IPJAB cumpre um importante e diferenciado papel, tanto em âmbito regional, como nacional, e estar presente na celebração dos seus 10 anos trabalhos foi honroso para nós e para nosso escritório, especialmente tratando uma temática tão importante para a economia do país”, avalia o advogado Rodrigo Forcenette. O advogado atua em Direito Tributário e Empresarial e é diretor executivo de Brasil Salomão. É mestre em Direito Tributário pela PUC/SP eLLM em Direito Empresarial pelo CEU Law School; professor de Direito Tributário em cursos de pós-graduação. É coordenador da Pós-Graduação em Direito Tributário do IBET em Ribeirão Preto e também do curso Tributação das Cooperativas da APET. Atualmente, é responsável pelo Chapter da Câmara Brasil-Canadá (CCBC) na região de Ribeirão Preto e presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB (12ª Subseção).
Vinculada à Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Jaboticabal (Aciaja), o IPJAB é coordenado por pesquisadores da Unesp de Jaboticabal, com apoio de empresas parceiras.
Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Fundado em 1969, completou 56 anos de atuação em 1º de março de 2025. Nesta longa trajetória consolidou-se como escritório full service. Atualmente, são 11 unidades em funcionamento no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e a mais recente inaugurada em fevereiro deste ano, em São José do Rio Preto. Está presente em Portugal há seis anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente.
Sites
www.brasilsalomao.com.br e www.brasilsalomao.com.br/portugal/
Redes sociais – Brasil
Facebook – facebook.com/BrasilSalomaoeMatthes
Instagram – instagram.com/brasilsalomaoematthes/
LinkedIn – linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube – https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_
Redes sociais – Portugal
Facebook – facebook.com/brasilsalomaoportugal
Instagram – https://www.instagram.com/brasilsalomaoportugal
LinkedIn – linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia

