fbpx

20 de janeiro de 2026 - 11:49h

A Folha Agrícola

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Produtividade do Milho Inverno

Edição desde ano do Getap busca superar as 300 áreas auditadas, manter a disputa regionalizada e destacar a ampliação da rede de parceiros. Inscrições podem ser realizadas até abril

O Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade) abriu as inscrições para o Concurso de Produtividade do Milho Inverno 2026 com a expectativa de ultrapassar as 300 áreas auditadas e ampliar a representatividade dos dados por meio da regionalização. A edição também chega com uma ampliação do ecossistema de parceiros, que inclui reforço de empresas do setor químico, manutenção do suporte em genética, a entrada inédita de uma empresa de máquinas e o retorno de companhias de biológicos, movimento que, segundo a organização, fortalece a produção de conhecimento técnico e o compartilhamento de boas práticas de manejo com produtores.

O concurso tem como base a coleta estruturada de informações técnicas de manejo nas áreas participantes, com dados que alimentam um banco utilizado em análises e no repasse de recomendações ao setor produtivo. Gustavo Capanema, coordenador técnico do Getap, destaca que o objetivo não é apenas comparar resultados, mas consolidar evidências de campo capazes de orientar decisões e refinar estratégias agronômicas, a partir de uma leitura técnica e padronizada das áreas participantes.

As inscrições já estão abertas e os produtores ou responsáveis podem acessar o site (www.getap.agr.br) e se cadastrar até abril. Para tornar ágil esse processo, com um único fornecimento de dados na plataforma é possível fazer o cadastramento de mais de uma área, se necessário. O registro também pode ser feito via patrocinadores do evento, basta o interessado entrar em contato com um deles e buscar o cupom que custeia essa inscrição.

No caso de agricultores independentes (sem patrocinadores) será disponibilizado um código/cupom específico para fazer a inscrição sem custos. O mesmo estará disponível no site no ato do cadastro. Porém, se caso ele desejar seguir com o processo de auditoria os custos de análises não estão inclusos.

Novidades

Para 2026, o eixo de auditoria é apontado como central na estratégia de qualificação do banco de dados, com a meta de ampliar o volume e a diversidade das áreas avaliadas. “A grande expectativa é a diversificação que deve ser proporcionada pela regionalização” afirma Capanema. A regionalização, que já havia mostrado forte engajamento na edição anterior, volta como elemento de equilíbrio competitivo e de aprofundamento analítico, ao permitir que o concurso reúna e compare desempenhos em condições produtivas distintas no país.

Outro pilar desta edição é a diversificação da rede de parceiros, que amplia as frentes tecnológicas representadas no concurso e no evento como um todo. Além do suporte em genética, o concurso reforça a participação de empresas da área química e registra, pela primeira vez, a entrada de uma do setor de máquinas. Essa iniciativa busca incorporar, de forma mais explícita, a discussão sobre eficiência operacional e papel do maquinário no desempenho do milho.

O retorno de companhias de biológicos também integra o desenho de 2026, refletindo a consolidação desse mercado e a busca por abordagens integradas de manejo. “A gente gosta muito de fomentar o uso conjunto de biológicos e químicos, como complemento e não um como substituto do outro”, ressalta o coordenador.

Neste ano os patrocinadores/parceiros são: Diamante: Bayer e Corteva; Rubi: Basf, John Deere e Ihara e Esmeralda: ICL, Stoller, Ubyfol, Biotrop, Ouro Fino e Conceito Agrícola.

Serviço

  • Site e inscrições: getap.agr.br (painel de inscrições);
  • Modalidades de inscrição: via patrocinadores (com cupom) ou independente (com código/cupom específico);
  • Observação: para inscrição independente, custos de análises/auditoria não estão inclusos, caso o produtor opte por seguir com o processo.