fbpx

20 de janeiro de 2026 - 14:59h

A Folha Agrícola

Show Rural: Coopavel trará caravanas de toda sua área de abrangência ao evento

Além da Fetaep, Faep, IDR, Projeto Vitórias e outras entidades parceiras, a Coopavel organiza as suas 34 filiais para trazer caravanas de produtores rurais à 38ª edição do Show Rural Coopavel. A expectativa é que mais de 400 ônibus, das mais diferentes regiões do Paraná e de outros estados, desloquem-se diariamente a Cascavel no período de 9 a 13 de fevereiro para conhecer as mais recentes inovações, lançamentos e tendências apresentadas pelos 600 expositores presentes ligados à cadeia do agronegócio do Brasil e também do exterior.

“Fizemos um planejamento cuidadoso e há pelo menos três meses estamos mobilizando cooperados, produtores rurais e técnicos de toda a área de abrangência da Coopavel, que atua em 21 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná”, comenta o gerente de Filiais Oeste, Roberto Painelli, responsável por organizar as comitivas da área de atuação da cooperativa. “Os convidados que integrarão as caravanas não terão nenhum custo de deslocamento e visitação, tudo para que possam ter contato com as novidades que vão ser demonstradas durante os cinco dias de Show Rural”.

Compartilhamento

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destaca que a disseminação de conhecimentos, permitindo ao agropecuarista produzir mais, melhor e de forma sustentável, é um dos principais mandamentos do evento técnico oficialmente iniciado em 1989. “Criamos o Show Rural com o propósito de acelerar o compartilhamento de informações sobre inovações e tecnologias, fazendo com que, de forma rápida e eficiente, o produtor utilize esse conhecimento para potencializar o seu negócio”. E esse processo de transferência de tecnologia está tão rápido e dinâmico, observa Dilvo, que a produção que está agora no campo já pertence ao passado, devido ao acelerado movimento que toma conta do agronegócio mundial.

Transformadoras

Além de produtores rurais, o Show Rural Coopavel é frequentado por mulheres e filhos de agricultores, técnicos, diretores de grandes empresas do setor e entidades dos mais variados segmentos produtivos e também por acadêmicos de cursos de graduação ligados ao agro e alunos de escolas técnicas. “Todos vêm ao parque com a mesma finalidade: ver, conhecer e tirar dúvidas sobre novidades transformadoras, desenvolvidas por uma grande cadeia produtiva e de negócios responsável por colocar alimento na mesa de habitantes todo mundo todo”, conforme Dilvo.

Uma das principais contribuições do Show Rural nesses anos todos, conforme o presidente da Coopavel, tem sido disseminar conhecimentos que permitiram elevar significativamente as produtividades das principais commodities cultivadas no Oeste do Paraná. O aumento da produtividade, principalmente nos últimos 20 anos, foi superior a 200% nos cultivos de soja e milho, fazendo da região, do Estado e do Brasil um dos principais produtores desses grãos no planeta.

Assessoria