Chuvas no Maranhão e no Rio Grande do Sul prejudicaram o andamento das operações no campo
A colheita de soja no Brasil chegou a 94,7% da área esperada para o ciclo 2025/26, informou nesta segunda-feira (4/5) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nessa mesma época do ano passado, os trabalhos alcançavam 97,7%, enquanto a média para os últimos cinco anos é de 95,1%.
Em 12 Estados monitorados pela companhia, que representam 96% da área cultivada, os trabalhos estão concluídos em sete. Já no Maranhão, a colheita chegou a 68% da área, em comparação com os 73% do ano passado. Já no Rio Grande do Sul, foram recolhidos 78% dos campos, bem aquém dos 92% de um ano atrás.
Em boletim, a Conab disse que a presença das chuvas nesses dois Estados prejudicou o andamento das operações no campo.
Sobre a safra de trigo 2026, a estatal disse que a semeadura chegou a 9,9% da área, um atraso em comparação com os 13,1% plantados nessa mesma época de 2025.
Globo Rural