A combinação entre a queda nos preços dos ovos e a valorização do milho e do farelo de soja, principais insumos da atividade, reduziu fortemente o poder de compra do avicultor de postura paulista em julho, atingindo o menor patamar desde janeiro.
Segundo o Cepea, os valores dos ovos brancos e vermelhos recuaram entre junho e julho, enquanto o milho registrou avanço no mesmo período. De acordo com a equipe de Grãos do Centro de Pesquisas, de modo geral, compradores permaneceram retraídos diante do avanço da colheita da segunda safra, enquanto vendedores mantiveram o foco nos trabalhos de campo.
Quanto ao farelo de soja, segundo a equipe de Grãos do Cepea, a firme demanda, tanto no mercado interno quanto no externo, elevou os prêmios de exportação no Brasil e sustentou a alta das cotações domésticas no último mês.
Com isso, as relações de troca dos ovos por milho e farelo de soja diminuíram tanto na comparação mensal quanto na anual, conforme apontamento do Centro de Pesquisas.
Cepea