Dez produtores que participaram da Feira Sabores do Paraná receberam, nesta terça-feira (26), o prêmio Bom Gourmet, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba. A premiação reconheceu a qualidade e a originalidade dos produtos feitos pelas agroindústrias do Estado. Além disso, foi uma oportunidade de divulgar o trabalho de empreendedores de diversas regiões do estado.
A Feira Sabores do Paraná reuniu 120 agroindústrias Paranaenses que expuseram uma grande diversidade de produtos durante uma semana, na capital do estado.
O prêmio Bom Gourmet existe há mais de 15 anos e é uma referência para o setor do turismo gastronômico no Paraná. Até 2023 a premiação se destinava apenas a restaurantes de Curitiba. No ano passado passou a destacar os restaurantes do interior do estado. Neste ano um corpo de cinco jurados fez uma avaliação dos expositores durante a feira e escolheu dez destaques. A premiação partiu de três critérios: sabor, sendo avaliada a qualidade e a autenticidade do produtor; inovação que levou em conta a criatividade e o uso de ingredientes ou processos diferenciados; e a história que analisou a origem do produto, o impacto social e a trajetória do produtor.
Os premiados pelo Bom Gourmet foram: Rancho do Mel, de Santa Helena, com o mel no favo; Encantilado, de Manfrinópolis que produz o queijo Pirambeira; a Queijaria Bella Vista, de Ribeirão Claro, que produz diversos queijos maturados; Embutidos Dias e Capellin, de Salgado Filho, com sua copa de sabor peculiar; Estância Baobá, de Jaguapitã, com sues queijos de leite de vaca e de ovelha; Queijaria Vila Velha, de Ponta Grossa, que já possui o Selo Arte para o queijo artesanal que produz; Venturin Apicultura, de União da Vitória, com o melato de bracatinga; Pepita Embutidos, de Medianeira que fabrica um salame com uso reduzido de conservantes químicos; Bodega Constantini, de Porto Amazonas de onde saem vinhos e cidras feitos seguindo padrões franceses e o Sítio São Luiz, de Tomazina, que produz um café especial, com sabor cítrico.
Negócios – De acordo com Karolline Marques da Silva, coordenadora da Feira Sabores do Paraná, o prêmio tem uma grande importância para o produtor. “O Bom Gourmet dá mais visibilidade ao produto, já que reconhece publicamente sua qualidade. A chancela do prêmio fortalece a imagem da agroindústria junto a clientes e mercados. Também abre portas para parcerias, novos pontos de vendae conexão com o público urbano. Por fim, é o reconhecimento do esforço, da qualidade e da tradição que cada um dos produtores leva para a mesa dos consumidores. Mais do que um troféu, é uma vitrine que projeta o nome da nossa agricultura familiar paranaense para muito além da feira”, concluiu.
A Feira Sabores do Paraná vem se firmando como um evento importante para as agroindústrias do estado, não somente para a venda direta para consumidores como também para a realização de negócios futuros. De acordo com os organizadores, 30% dos participantes informaram que realizaram negociações pós-evento, no atacado e no varejo. Cerca de 10% dos estandes tiveram seus produtos esgotados durante a feira. Além disso, os empreendedores puderam ampliar seus contatos (networking), desenvolveram ações colaborativas com outros produtores, como a degustação de queijos e geleias. Segundo Karolline, a Feira ainda é uma oportunidade para o produtor melhorar seu processo de trabalho, seja na apresentação dos produtos, seja na adaptação ao gosto dos consumidores.
Kenny Aardon, da Queijaria Vila Velha, de Ponta Grossa, ressaltou que a feira foi muito bem organizada e o público que visitou seu estande foi satisfatório. “Na sexta-feira já tinha vendido todos os meus produtos. Retornei até a propriedade pela noite, reabasteci a camionete com produtos para poder seguir comercializando no sábado. Foi um sucesso total”, comemorou o produtor. Ele disse também que fez contato para a possível comercialização de produtos em dois empórios, três restaurantes e no Mercado Municipal de Curitiba. Aardon afirmou que pretende participar da próxima edição da feira e que, na próxima vez, vai se preparar com mais produtos, além de um cartão de visita que foi muito pedido pelos clientes e que deve servir para divulgar sua agroindústria.