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5 de fevereiro de 2025 - 9:31h

A Folha Agrícola

Começa nesta quarta-feira (5) o principal evento de fruticultura do mundo

Com a participação de empresas brasileiras, a Fruit Logistica Berlim, na Alemanha, destaca tendências e inovações para a comercialização de frutas e legumes

Está tudo pronto para mais uma edição da Fruit Logistica Berlim, que começa nesta quarta-feira (5) e segue até sexta-feira (7). Considerado o principal evento mundial do setor de produtos frescos, a feira reunirá 3.300 expositores e mais de 72 mil visitantes, apresentando as principais tendências para a comercialização de frutas e legumes.

Para os exportadores brasileiros, o evento representa uma oportunidade estratégica para diversificar ofertas e conquistar novos nichos de mercado. O Brasil se destaca com mais de 40 empresas representadas no estande organizado pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivado (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Uma das empresas brasileiras que apresentarão novidades no evento é a Termotécnica, líder em soluções de embalagens na América Latina. Especialista em EPS (mais conhecido como isopor*). Durante a feira, a empresa destacará sua linha DaColheita (marca FarmFresh no mercado internacional), desenvolvida para otimizar o armazenamento e transporte de frutas em longas distâncias.

O membro do Conselho da IFPA Brasil (International Fresh Produce Association) e diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, comenta que além ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição. Ele também cita a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem 100% recicláveis.

Na Fruit Logistica, a Termotécnica destacará os diferenciais das conservadoras DaColheita/FarmFresh, que agregam valor em todas as etapas da cadeia do agronegócio. Desde o embalamento de produtos frescos até o armazenamento, transporte e exposição no varejo, as soluções se destacam pela eficiência, custo-benefício e sustentabilidade.

Desta forma, as embalagens DaColheita ajudam a reduzir a perda de vitaminas e umidade dos produtos frescos, prolongando sua vida útil. Frutas e legumes, armazenados nessas soluções, perdem menos água, atingem a temperatura ideal mais rapidamente e mantêm o frescor por mais tempo. Além disso, a estrutura das conservadoras diminui o risco de danos durante o transporte, absorvendo impactos e reduzindo perdas na carga. Além disso, o EPS é mais leve que o papel cartão, o que possibilita reduções significativas no custo de frete.

“Este evento é uma oportunidade valiosa para estreitar o relacionamento com clientes atuais e atrair novos parceiros. Vamos apresentar os benefícios das nossas soluções de conservação pós-colheita, que mantêm o frescor e a qualidade dos produtos perecíveis ao longo de toda a cadeia de distribuição, do campo até a mesa do consumidor”, comenta a gerente de Agronegócio da Termotécnica, Mirella Oliveira.

Vale destacar que desde 2007 a Termotécnica vem sendo reconhecida no Brasil e no mundo pela contribuição para dar nova vida às embalagens pós-consumo de EPS. Neste período, a empresa coletou e reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 Maracanãs. Desde que iniciou o trabalho junto aos exportadores de frutas, a Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance, uma parceria global para a reciclagem de embalagens.

Segundo o Painel de Exportação da Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), aproximadamente 75% das frutas exportadas pelo Brasil têm como destino os países da União Europeia. Além disso, a recente abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras traz novas perspectivas para o consumo no mercado asiático.

Com perspectivas promissoras para os próximos anos, o setor deve ser impulsionado por iniciativas de promoção, ampliação da cultura exportadora nas empresas e melhorias logísticas no Brasil, incluindo novas opções de frete e maior eficiência no transporte.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

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